Um arquivo que é uma fonte inesgotável da história da arte portuguesa

O catálogo digital História das Exposições de Arte Gulbenkian é um tesouro aberto à exploração de todos aqueles interessados na história, na cultura e na arte realizada e apresentada no país. Um acontecimento que marcará 2021 e que resultou de um trabalho notável de uma equipa de investigadores.

Foto
Montagem da obra «Hill Arches» (1973), de Henry Moore (1898-1986), da colecção da National Gallery of Australia, em 1981 no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian Fotografia Júlio Almeida Proveniência Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia)

Ao todo são 59 anos de 1343 exposições, cada uma acompanhada de um texto, e com o acesso a cerca de 30.000 documentos associados. Convites, cartazes, cartas, folhetos, catálogos, textos de imprensa, recensões, fotografias. Um arquivo riquíssimo que agora se abre a curiosos e investigadores, leigos e especializados, enfim, ao público mais alargado e ao mais restrito – aos amantes da arte e aos que gostam de cultura. Falamos de História das Exposições de Arte Gulbenkian, projecto de investigação que culminou num catálogo digital, desde 18 de Maio disponível no website da instituição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar