Fotografia

De luzes que dançam se faz o corpo, as mãos fazem-se de vulnerabilidade

Marta Oliveira
Fotogaleria
Marta Oliveira

Em fotografia analógica, Marta Oliveira retrata o corpo humano em toda a sua crueza e verdade, onde as mãos são o espelho do ser. As mãos que fotografam, as mãos que escrevem, as mãos que fazem parte do corpo que repousa na luz.

Começou por fotografar-se a si mesma, despida, sozinha. “Pensei que se fosse pedir a outras pessoas para estarem também aqui, no centro da acção, era mais do que justo começar por mim”, começa por contar ao P3.  A partir daí, fotografou amigas e outras mulheres que se quiseram envolver no projecto.

Marta Oliveira quer expor o corpo feminino, “aprofundar este lado da vulnerabilidade e do estarmos nus perante os outros, e o que isso mostra de nós próprios e das outras pessoas”. O corpo da mulher, acredita, é “muito objectificado” e com estas imagens pretende mostrá-lo como ele é. Nu, frágil, um corpo. “Acho que as pessoas podem estar nuas, ou podem ter fotografias de partes do corpo e não têm de ser vistas com esse olhar.”

Como uma alfaiate de memórias, vai cosendo estes retratos com versos, numa união de artes que lhe é natural. “Transpor aquilo que eu sinto, que me faz sentido e a maneira como eu vejo os outros e como vejo as coisas que me rodeiam” é como define o seu trabalho, que vai expondo no Instagram. As mãos estão sempre presentes.

Quando começou a fotografar corpos e a focar-se nas partes ao invés do todo, as mãos sobressaíram como um pormenor “que diz muito sobre as pessoas”. Aos olhos de Marta, os anos, a vida e até a personalidade do outro reflecte-se aqui: “Hoje em dia acho que não consigo fotografar ninguém sem acabar por fotografar as mãos”. Quer seja “na sombra ou nas luzes que dançam”, em imagens que muitas vezes transparecem o “erro bonito” de fotografar em analógico.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira
Marta Oliveira