Road to Glex: um roadshow científico que leva ciência de Norte a Sul do país

De 4 a 22 de Junho, vários Centros Ciência Viva do país reúnem testemunhos da comunidade científica de todo o mundo para aguçar a curiosidade a crianças e jovens sobre as maravilhas da exploração e ciência. Conheça o programa que antecede o Glex Summit 2021 e que decorre via streaming.

Foto
Pexels

Em Julho, decorre a segunda edição do Glex Summit 2021, a grande conferência internacional sobre exploração e ciência, que este ano acontece de forma híbrida, num equilíbrio entre o presencial e o digital. É uma espécie de convite para uma Viagem ao Centro da Terra, título do famoso livro de Júlio Verne, adaptado aos tempos de hoje e que promete responder às questões: quem são os investigadores e cientistas mais promissores das últimas décadas? Que histórias têm para contar e que aventuras viveram em Mar, Terra e Ar? Quais são as maiores inovações e investigações da ciência e da exploração do momento?

Assim, entre 6 e 10 de Julho, Portugal será ponto de encontro da elite mundial de cientistas, investigadores e pioneiros na exploração e conservação do Planeta. Mas antes de essa expedição começar, o Glex idealizou um momento único com os mais novos, para dar-lhes a conhecer as maiores descobertas científicas nas profundezas dos Oceanos, do Espaço e da Terra.

É este o propósito maior do Road to Glex, que antecede o grande evento, a começar em Junho, e que será emitido via streaming. Manuel Vaz, fundador do Explorers Club’s Global Exploration Summit (GLEX), explica que o maior objectivo do Road to Glex, e do evento em si, é “por um lado dar a conhecer os Circuitos Ciência Viva enquanto argumento e alternativa fantástica para visitar Portugal de Norte a Sul através da compreensão cientifica do território que visitamos, por outro lado motivar e incentivar os mais jovens para a exploração do planeta através do conhecimento cientifico, com os testemunhos incríveis dos exploradores que o Glex trará na cimeira de Julho, e que traremos em antecipação neste roadshow”. 

Ao longo de quatro sessões, várias crianças e jovens poderão conhecer “exemplos de exploradores e cientistas consagrados” que irão contar as suas histórias, incluindo o percurso que os levou a chegar onde estão hoje, mas também aguçar a curiosidade sobre alguns dos temas que serão expostos no Glex Summit 2021: “exploração espacial, oceanos, conservação da Natureza”, para nomear alguns exemplos.

Foto
Pexels

De Norte a Sul, a levar a Ciência aos mais novos

Desta forma, o Road to Glex torna-se numa espécie de aperitivo para o que se seguirá no evento, materializando-se “numa emissão nas redes do Ciência Viva e do Glex onde vamos ter um programa com visita ao [respectivo] Centro, em que falamos com o responsável do mesmo, e o ou a cientista residente” esclarece Manuel Vaz.

O roadshow começa a 4 de Junho no Centro Ciência Viva de Foz Côa, onde se espera a presença do famoso arqueólogo Thierry Aubry e Sara Parcak​, para uma conversa sobre Arqueologia.. A 8 de Junho ruma-se a Alviela, em Santarém, para ouvir o testemunho da bióloga Maria João Silva, que irá falar sobre o Abrigo Maternidade Morcegos, com a geóloga norte-americana Jess Phoenix.

A 14 de Junho, o Centro de Ciência Viva de Lagos terá como tema Palentologia, Modulação e Impressão 3D, a ser abordado pelos paleontólogos Luís Rodrigues e Ken Lacovara, que também falará sobre a era dos dinossauros. Este roadshow científico encerra a 22 de Junho, em Estremoz, com uma conversa sobre a formação dos Oceanos, e a presença de Beverly Goodman, cientista marinha, para falar sobre o fenómeno dos tsunamis, e um nome português a anunciar.

“O que o Road to Glex tem de diferente, é que toda a gente que lá estará é um ‘actor’ principal da sua história. São pessoas que desenvolvem, mas são elas que estão a mudar o mundo hoje”, reforça Manuel Vaz. Trata-se de um programa para a comunidade escolar e aberto aos futuros jovens exploradores que é desenhado para incentivar o espírito de descoberta e o conhecimento científico.

Sugerir correcção
Comentar