Tiroteio em linha férrea na Califórnia faz nove mortos

Segundo o xerife do condado de Santa Clara, nove pessoas morreram, incluindo o atirador. Há também um número indeterminado de feridos, alguns em estado grave.

Foto
A polícia montou um perímetro na cena do tiroteio PETER DASILVA/Reuters

Pelo menos nove pessoas morreram e várias ficaram feridas, algumas em estado grave, quando um atirador abriu fogo numa linha férrea em San José, Califórnia, nos EUA, na manhã desta quarta-feira. O tiroteio aconteceu por volta das 6h30 (hora local). Segundo o porta-voz do xerife do condado de Santa Clara, Russell Davis, o número de vítimas mortais inclui o autor dos tiros.

O atirador foi, entretanto, identificado como Sam Cassidy, segundo a Associated Press, que cita duas fontes da polícia. Registos públicos verificados pela AP sugerem que Cassidy, 57 anos, era funcionário da Autoridade de Transporte do Vale de Santa Clara (VTA, na sigla em inglês) desde 2003, tendo antes trabalhado para um concessionário de automóveis de San José. A cadeia de televisão ABC News avançou que algumas das vítimas mortais serão também trabalhadores da VTA.

O tiroteio aconteceu num pátio de uma estação administrada pela VTA, que fica perto do principal aeroporto da cidade, e fez com que várias pessoas precisassem de tratamento, escreveu o mayor de San José, Sam Liccardo, no Twitter. “O atirador já não é uma ameaça e as instalações foram evacuadas”, escreveu Liccardo.

Tanto o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como o procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, foram informados sobre o tiroteio, segundo confirmaram a Casa Branca e o porta-voz do Departamento de Justiça, Anthony Coley. Por sua vez, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou no Twitter que está “em contacto próximo com as autoridades locais e a seguir de perto a situação”.

San José, uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes, fica no coração do Silicon Valley, um centro global de inovação tecnológica e lar de algumas das maiores empresas de tecnologia dos EUA.

O incidente desta quarta-feira junta-se a uma série negra que se verificou nos últimos dias. No fim-de-semana, uma série de tiroteios deixou pelo menos 11 pessoas mortas e outras 69 feridas. Segundo dados recolhidos pela CNN, houve pelo menos 12 tiroteios entre sexta-feira à noite e domingo, divididos por oito estados: Illinois, New Jersey, Ohio, Indiana, Carolina do Sul, Virgínia, Texas e Minnesota.

O tiroteio desta quarta-feira foi também o segundo no condado de Santa Clara em menos de dois anos. Em 2019, um atirador abriu fogo no Gilroy Garlic Festival em Gilroy, Califórnia, matando três pessoas e ferindo 17.

Segundo o Gun Violence Archive (GVA), desde o início do ano já morreram mais de 7500 pessoas nos Estados Unidos em resultado da violência armada, um aumento de 23% em relação a igual período de 2020.

Sugerir correcção
Comentar