Síndrome do Intestino Irritável: uma doença comum, mas ainda desconhecida

A Síndrome do Intestino Irritável é uma das doenças crónicas mais comuns. Os sintomas podem tornar-se incapacitantes, mas é possível reduzi-los, por exemplo com Symbiosys Alforex.

Foto
D.R.

Não será necessário pensar muito para reconhecer se sofre dos sintomas gastrointestinais associados a esta síndrome. Inchaço, gases, dor abdominal, diarreia e/ou obstipação? Se se identifica com estas alterações funcionais, é possível que sofra da Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma doença crónica que afecta entre 10% e 25% da população mundial[1]. Apesar de ser considerada uma das doenças crónicas mais comuns no mundo - em Portugal, estima-se que 13,5% da população sofre desta perturbação[2] -, ainda é pouco conhecida: um estudo recente dá conta que unicamente 21% dos doentes são diagnosticados.[3]

Afinal, quais são os sintomas da SII?

Os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável podem variar de pessoa para pessoa, contudo existe um quadro bastante comum a todos os pacientes diagnosticados com SII: falamos da dor, do desconforto abdominal e das alterações dos hábitos intestinais. Quando a manifestação destes sintomas é recorrente, não só pode ser frustrante, como afecta seriamente a qualidade de vida e o bem-estar psicológico.[4]

Se há solução para o alívio do desconforto?

Sim. Symbiosys Alflorex para a SII contém Bifidobacterium longum 35624® que já demonstrou reduzir os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, incluindo: inchaço e gases, dor abdominal, diarreia e obstipação.

Julga que tem SII?

Pode tentar responder ao quiz Será que tenho SII?, contudo, para obter um diagnóstico final, coloque o seu bem-estar em primeiro lugar e consulte o seu médico ou procure aconselhamento junto do seu farmacêutico. Como os sintomas associados a esta doença podem ser facilmente atribuídos a outras causas, é importante que partilhe com o seu médico a presença de outros sintomas para além dos mencionados, para descartar a presença de outras condições médicas.

Foto

Por fim, o tratamento

Ao tratar-se de uma síndrome, não existe um tratamento. Mas actualmente há produtos que reduzem os sintomas permitindo ter uma boa qualidade de vida. É sabido que a causa da SII está geralmente relacionada com um desequilíbrio da microbiota intestinal (ou flora intestinal, como era antigamente conhecida), e por isso, os probióticos podem desempenhar um papel significativo na recuperação e diminuição dos sintomas. Apesar dos probióticos estarem presentes em alguns alimentos, medicamentos e suplementos alimentares, é preciso ter em conta que existem milhares de microrganismos diferentes e nem todos têm um efeito benéfico na redução do desconforto causado por esta doença.

Symbiosys Alflorex com o Bifidobacterium longum 35624® dispõe de vários estudos científicos nos quais se demonstrou que a estirpe probiótica deste produto, é eficaz na redução da dor abdominal/desconforto, da flatulência e da distensão abdominal, assim como dos problemas do trânsito intestinal. Em Portugal, esta estirpe só está presente em Symbiosys Alflorex.

Não feche os olhos a tudo o resto que pode fazer para auxiliar o seu tratamento: existem várias dicas como uma alimentação baixa em FODMAPs, actividade física e redução da ansiedade e gestão do stress, que podem ajudar a reduzir os sintomas. Encontre dicas para amenizar a SII, receitas low fodmap e testemunhos para melhorar o seu dia-a-dia no site do Movimento Intestino Feliz.

Saiba mais sobre como cuidar da saúde do seu intestino o e sobre o tratamento para os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável em symbiosys.pt


[1]C. Canavan, J.West and T.Card (2014.) The epidemiology of irritable bowel syndrome

[2]Spirituc. Internal data. CAWI. N = 519. Abril 2019.

[3]Spirituc. Internal data. CATI. N = 400. Abril-Maio 2019

[4]World Gastroenterology Organization (2015). Irritable Bowel Syndrome: a Global Perspective


Alflorex® é um dispositivo médico. Alflorex® contém a estirpe B. longum 35624®. Alflorex® destina-se ao tratamento da Síndrome do Intestino Irritável, incluindo sintomas de inchaço, gases, dor abdominal, diarreia e obstipação. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO: Tomar 1 cápsula de Alflorex® por dia durante 1 mês. É importante que tome Alflorex® todos os dias e que termine o ciclo completo. Não exceda a dose diária recomendada. Alflorex® pode ser tomado com ou sem alimentos, a qualquer altura do dia. Engula as cápsulas inteiras com líquido suficiente (ex. um copo de água ou leite ao invés de bebidas ácidas como sumo). Enquanto tomar antibióticos, a dose diária de Alflorex® deverá ser tomada em separado da dose de antibióticos. O produto destina-se à administração oral. CONTRA-INDICAÇÕES: Não utilize o produto em caso de hipersensibilidade ou alergia individual a um ou mais componentes do produto. Leia cuidadosamente a rotulagem e instruções de utilização. Para mais informações contacte: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. Email: info@biocodex.pt. Tel: 211 319 134

A.0023/2021