Massive Attack, Nick Cave e Gorillaz no Festival Primavera Sound de Barcelona em 2022

As portuguesas Nídia, Violet, Mafalda e Erika de Casier fazem parte do alinhamento da 20.ª edição do festival catalão.

Foto
Nick Cave actuou no Nos Primavera Sound do Porto, em 2018 Paulo Pimenta

O festival Primavera Sound do próximo ano em Barcelona, Espanha, contará com mais de 500 concertos, entre os quais os das portuguesas Nídia e Violet, bem como de Erika de Casier, nascida em Portugal e radicada na Dinamarca.

O Primavera Sound de Barcelona cumprirá o vigésimo aniversário em 2022 com uma edição que combinará parte dos cartazes das edições de 2020 e deste ano, que foram canceladas por causa da covid-19. Serão 11 dias de festival, entre 2 e 12 de Junho, com 413 artistas e mais de 500 actuações.

Em Portugal, o Primavera Sound no Porto cumprirá a nona edição de 9 a 12 de Junho de 2022 e o cartaz será anunciado até 5 de Junho próximo, lê-se na página oficial.

Em Barcelona, a organização explica que em 2022 o festival envolverá “toda a cidade”, com actuações no Parc del Fòrum, uma festa na praia de Sant Adrià de Besòs e quatro dias de concertos em salas de espectáculos da capital catalã.

Anunciada como a “mais ambiciosa” das edições do Primavera Sound, o cartaz conta, entre os cabeças-de-cartaz, com nomes como Massive Attack, Pavement, Tame Impala, Beck, The National, The Strokes, Gorillaz, Jorja Smith, Nick Cave, Tyler The Creator, Dua Lipa, Lorde ou Megan Thee Stallion.

Mavis Staples, Bikini Kill, Einsturzende Neubauten, Sons of Kemet, Run the Jewels, Black Lips e DJ Shadow são outros nomes convocados para Barcelona.

Entre os artistas anunciados estão também as portuguesas Violet, Nídia e Mafalda — nomes da música electrónica —, assim como a norte-americana Sky Ferreira, de ascendência portuguesa, e Erika de Casier, nascida em Portugal e radicada na Dinamarca.

A DJ e produtora Violet (Inês Coutinho), co-fundadora da Rádio Quântica, integrou a banda A.M.O.R., antes de se lançar a solo como Violet, editar o EP River Styx e criar a editora Naive. Nos últimos anos, tem actuado em festas e discotecas por toda a Europa, e realizou também digressões nos Estados Unidos e na Ásia.

Nídia é uma produtora e DJ, anteriormente conhecida como Nídia Minaj, representada pela Príncipe Discos. O seu álbum de estreia, Nídia é má, Nídia é fudida, editado em 2017, entrou na lista de melhores do ano, na categoria de música electrónica, da revista norte-americana Rolling Stone. O sucessor, Não fales nela que a mentes, foi editado em Maio do ano passado.

A DJ Mafalda é co-fundadora da Melodies International (uma das editoras discográficas de reedições de maior renome) com o produtor, DJ e músico britânico Floating Points.

A artista Erika de Casier, nascida em Portugal e radicada na Dinamarca, editou este mês o segundo álbum pop e r&b, Sensational, o primeiro pela editora britânica 4AD, que já lançou nomes como Cocteau Twins, Dead Can Dance, Red House Painters, Grimes, The National e Future Islands. Erika de Casier nasceu em Portugal em 1999, filha de pai cabo-verdiano e mãe belga, e cresceu na Dinamarca.

Antes de seguir caminho em nome próprio e lançar o álbum Essentials, em edição independente, Erika de Casier integrou o projecto Saint Cava, com Andreas Vasengaard, com o qual editou um EP e actuou no festival de Roskilde.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários