Festival literário Folio anuncia regresso para Outubro deste ano

Após o hiato de 2020 devido à pandemia, o festival de Óbidos está de volta com lotações limitadas para sessões e concertos. Programação ainda não é conhecida, mas já há curadores para as secções que animam a vila literária. O tema: “O outro”.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Depois de um ano de hiato, como tantos eventos culturais anuais afectados pela pandemia, o Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos regressa em 2021 e anunciou esta terça-feira as suas novas datas: decorrerá de 14 a 24 de Outubro e sob o tema “O outro”. Ana Sousa Dias, Pedro Sousa ou Mafalda Milhões, além do livreiro e fundador José Pinho, serão os curadores de alguns dos programas.

Adiado em 2020 devido à covid-19, o festival decorrerá “numa vertente presencial” depois de a organização ter “entendido que estarão reunidas as condições de segurança para a sua realização no último trimestre deste ano”, informa a mesma em comunicado. A Câmara Municipal de Óbidos destaca que “este será o primeiro evento a ser retomado no seu formato original” desde que a pandemia “provocou uma paragem abrupta na actividade cultural da vila”.

A covid-19 e seu impacto na circulação dos portugueses mas também no turismo que muito alimentava Óbidos provocou alterações no tecido único da povoação que passou a ser conhecida como vila literária — há um ano, em pleno Grande Confinamento, as 11 livrarias da vila estavam fechadas e antecipavam as incertezas futuras, nomeadamente pela dificuldade em retomar o fluxo turístico.

Agora, 2021 é ano de reprogramar e o evento terá como centro nevrálgico uma tenda na Praça de Santa Maria, com lotação limitada e com bilhetes gratuitos mas de lugares marcados “para garantir o cumprimento da lotação do espaço”, detalha a organização sobre as medidas de segurança necessárias. Se as principais mesas de escritores e sessões centrais terão a praça como local, a tenda de concertos intitulada Palco Inatel estará instalada na Cerca do Castelo.

Agenda literária todo o ano

O Folio foi fundado em 2015 e vai manter uma programação que conta com lançamentos de livros, debates, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas entre escritores e leitores. Mas a programação e o nome dos convidados e presenças de 2021 ainda não é conhecida. Sabe-se para já que Ana Sousa Dias e Pedro Sousa são os curadores do Folio Autores, o Folio Educa estará a cargo de Ana Sofia Godinho e o Folio lustra de Mafalda Milhões. O Folio Mais está a cargo de José Pinho, fundador e administrador da livraria Ler Devagar e que quando chegou a Óbidos para gerir uma nova livraria incrustada numa antiga igreja mudou a vila medieval para sempre ao abrir mais dez livrarias e fundar o Folio, mantendo uma agenda literária para além do festival durante o ano todo.

No passado, passaram pelo Folio nomes como José Gil, Salman Rushdie, Sérgio Godinho, José Eduardo Agualusa, Valter Hugo Mãe, Ricardo Araújo Pereira, Luiz Ruffato, Dulce Maria Cardoso, Hélia Correia, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Rui Cardoso Martins, Patrícia Reis, Ondjaki, Paulo Werneck, John Freeman ou Mathias Énard. Na música, a programação fez-se de nomes como o de Cristina Branco ou Diabo na Cruz, Fado Bicha ou Camané. O Folia, onde decorre a animação musical, tem curadoria da Fundação Inatel.

Sugerir correcção
Comentar