Lisboa pode ultrapassar os 180 casos de covid-19 por cem mil habitantes na próxima semana

Investigador da Universidade de Lisboa acredita que algo de específico aconteceu na capital para que o concelho esteja a ter um ritmo do aumento de casos muito superior ao que acontece no resto do país. E os festejos do campeonato pelos adeptos do Sporting continuam a aparecer como a hipótese mais provável, diz.

Foto
Rui Gaudencio

O concelho de Lisboa tinha, no sábado, uma taxa de incidência a 14 dias de 135 casos de covid-19 por 100 mil habitantes e, se a tendência não se inverter, pode chegar os 180 casos no início da próxima semana. A faixa etária em que houve um maior aumento foi a dos 20 aos 29 anos, seguida dos 30 aos 39. Já o índice de transmissibilidade (Rt) está acima de 1,1. Com estes números nas mãos, o matemático Carlos Antunes diz que há ainda mais razões para acreditar que os festejos do Sporting estão relacionados com o que se passa na capital. O crescimento de casos também se nota em Braga e em Odemira, concelho em que se pode atingir uma taxa de incidência de 400 casos por cem mil habitantes já na próxima semana.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários