Demência. “A nossa mãe já não é quem era, é outra pessoa”

Há 200 mil pessoas que vivem com uma demência em Portugal, número que vai duplicar até 2050. O filme O Pai pôs o mundo a olhar para a complexidade destas doenças e para as dificuldades vividas por doentes e cuidadores. Não existe uma cura “milagrosa” para a demência, mas a prevenção pode evitar cerca de 40% dos casos.

Foto
ADRIANO MIRANDA

Maria meteu na cabeça que tinha de ir à estação de comboios naquele dia. O gosto por viagens, que a acompanhou nos seus 77 anos, dizia-lhe que precisava de comprar um bilhete de comboio para um qualquer destino. Mas nesse dia, nessa viagem, Maria acabou por cair, fracturou o fémur e teve um AVC. Esteve seis meses no hospital e ficou fisicamente dependente. Teve de se mudar para casa da filha, algo que nunca quis e sempre contestou.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários