Não compreendes o teu cão? A Cão Cão Queijo Queijo ajuda-te

Cão Cão Queijo Queijo é uma nova plataforma online sobre psicologia canina. O objectivo de Joel Ponte é “ajudar mais donos e mais cães”.

Foto
Miguel Manso

Cão Cão Queijo Queijo é um projecto de vida — e para a vida: apaixonado por cães, o responsável e criador da plataforma online sobre psicologia canina gostava de conseguir ajudar a educar e a transformar os tutores de cães em líderes de matilha. “A forma como interajo com os donos e com as pessoas com quem tenho vindo a trabalhar é, de uma forma simples, a separação do que é o ser humano e o ser cão”, conta Joel Ponte, ao P3.

Existem vários casos e vários cenários: pessoas a serem mordidas ao tentarem alimentar os próprios cães, arrastadas pelos passeios ou estradas, ou cães que, simplesmente, não sabem respeitar visitas.

Ao prestar atenção a tudo isso, e aliado ao interesse em psicologia canina, Joel Ponte viu várias diferenças. Ao contrário do próprio, a maioria das pessoas seguia o caminho da frustração por não conseguirem compreender ou saber corrigir os comportamentos dos cães.

“Eu cresci com cães, a humanizar os cães”, conta o criador da plataforma. A maioria das pessoas tem cães ena maior parte dos casos, não os conhece realmente. Não sabem como comunicam ou como interagem.

Aliado às suas observações, o sentimento de responsabilidade e a sensação de culpa pela partida de um dos seus cães, o responsável do Cão Cão Queijo Queijo quis aprender mais sobre estes animais. Leu, viu documentários, tirou uma série de formações, inclusive uma em psicologia canina. Tinha um objectivo: o “de ajudar mais donos e mais cães”.

Além do site e da página de Instagram, o projecto está também no YouTube. “Quero muito que este conteúdo chegue a mais pessoas”, conta Joel Ponte ao P3. Por isso avançou com a criação do canal, que conta com acesso a informação aprofundada sobre vários temas e vários conteúdos e dicas. Todas as quartas-feiras há novos vídeos.

​Até agora já são vários os pedidos de auxílio, sobretudo de tutores que se encontram, secretamente, em sofrimento com problemas com os seus cães. 

Texto editado por Ana Maria Henriques

Sugerir correcção
Comentar