Queda de teleférico em Itália faz 14 mortos

O teleférico transportava pelo menos 15 pessoas. Duas crianças feridas com gravidade foram aerotransportadas para Turim

Foto
Imagem partilhada no Twitter dos serviços de emergência Vigili del Fuoco

Pelo menos 14 pessoas, incluindo uma criança de dois anos, morreram na queda de um teleférico, em Itália, este domingo. O teleférico Stresa-Mottarone leva passageiros de Stresa, no lago Maggiore, até ao topo da montanha Mottarone, a cerca de 1400 metros, numa viagem de 20 minutos. 

Segundo socorristas no local, citados pelo jornal La Repubblica, o teleférico, que transportava pelo menos 15 pessoas na altura do acidente, caiu perto do penúltimo pilar quando subia a montanha, perto o topo. Ainda não são se conhece a causa do acidente. Duas crianças foram transportadas de helicóptero para um hospital pediátrico em Turim, onde uma acabou por morrer.

Foto
Serviço Nacional de Resgate Alpino

O alerta foi dado pouco depois meio-dia, hora local.“É um acidente muito sério”, disse Walter Milan, um dos membros do grupo de socorristas alpinos na zona, à RaiNews24, explicando que o teleférico caiu de uma altura muito elevada na floresta, numa área de difícil acesso.

A presidente da câmara de Stresa, Marcella Severino, já está no local do acidente.”As testemunhas viram a cabine a recuar rapidamente e depois, no auge do pilar, rolou para fora,” resume Severino em declarações ao jornal La Repubblica. 

As vítimas estão a ser identificadas por médicos legistas. Sabe-se que há cidadãos estrangeiros entre as vítimas, mas não foram avançados mais detalhes. Luca Cari, porta-voz da equipa de bombeiros, acrescenta que ainda não se sabe, ao certo, quantas pessoas estavam na cabine. 

O primeiro-ministro italiano, Mário Draghi, expressou “profunda dor” pelo acidente numa nota aos familiares das vítimas. “Soube com profunda dor a notícia do trágico incidente no teleférico Stresa-Mottarone. Exprimo condolências por todo o governo às famílias das vítimas, com um pensamento especial às crianças que ficaram gravemente feridas e aos seus familiares”, lê-se na nota de Mário Draghi.

O serviço de teleférico tinha voltado a funcionar recentemente, depois do levantamento gradual das restrições impostas por causa da covid-19. A viagem é popular junto dos turistas por causa das vistas panorâmicas sobre o lago Maggiore.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários