Forças Armadas: parar o vento com as mãos

Não são antigos conceitos de segurança que definem as Forças Armadas de hoje. Nem ex-chefes militares na reserva que as representam.

Na terça-feira, o Parlamento debateu uma proposta de Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA), que concentra na figura do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) a decisão sobre estratégia operacional, retirando poder decisório aos chefes dos três ramos militares. Uma medida que estava no programa do Governo e que tal como o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, explicou no plenário, surge na sequência de alterações feitas na organização das Forças Armadas em 2009, era ministro Nuno Severiano Teixeira (PS), e em 2014, sob a tutela de José Pedro Aguiar-Branco (PSD).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários