Vizela volta a ser de primeira 36 anos depois

A I Liga terá seis equipas minhotas em 2021-22. Arouca vai jogar play-off com o Rio Ave. Oliveirense e Vilafranquense descem.

futebol,desporto,ii-liga,futebol-nacional,
Fotogaleria
O Vizela está de volta à I Liga LUSA/FERNANDO VELUDO
futebol,desporto,ii-liga,futebol-nacional,
Fotogaleria
LUSA/FERNANDO VELUDO
futebol,desporto,ii-liga,futebol-nacional,
Fotogaleria
LUSA/FERNANDO VELUDO
futebol,desporto,ii-liga,futebol-nacional,
Fotogaleria
LUSA/FERNANDO VELUDO
Fotogaleria
LUSA/FERNANDO VELUDO
Fotogaleria
LUSA/FERNANDO VELUDO

Trinta e seis anos depois, o Futebol Clube de Vizela está de regresso à primeira divisão do futebol português. Depois de, na época passada ter subido à II Liga, a equipa minhota garantiu nova promoção neste sábado, ao triunfar na última jornada por 5-2 frente ao Vilafranquense (que é um dos despromovidos), acompanhando assim o Estoril-Praia na subida à I Liga. Numa tarde emocionante, o Arouca garantiu, por seu lado, a presença no jogo de play-off de acesso à I Liga, ao triunfar em casa por 3-1 sobre o Desportivo de Chaves. Com a época fechada no terceiro lugar, os arouquenses irão agora jogar com o Rio Ave, antepenúltimo da I Liga, por um lugar no principal escalão.

Com o Vizela, passam a ser seis as equipas do Minho na I Liga, e, no caso dos vizelenses, é um regresso após uma longa ausência que já durava desde a época de 1984-85, a primeira e única vez que estiveram na primeira divisão. Depois de um início de época que não augurava nada de bom (quatro derrotas e dois empates nas primeiras oito jornadas), a formação orientada por Álvaro Pacheco foi de uma enorme regularidade a partir da nona ronda e não voltou a perder, intrometendo-se na luta pela promoção e garantindo-a na jornada final.

Em Vizela, a equipa da casa abriu logo o marcador aos 2’, por Diogo Ribeiro, mas a formação de Vila Franca de Xira, respondeu imediato, com um penálti convertido por Evandro Brandão aos 16’. Raphael Guzzo voltou a colocar o Vizela na frente aos 28’, mas Brandão voltou a empatar, já na segunda parte, aos 49’. Depois, os minhotos aceleraram rumo à vitória e à promoção, com golos sem resposta de Guzzo (59’), Kiko Bondoso (80’) e Tavinho (92’), e selando a despromoção do Vilafranquense à Liga 3.

“Neste momento nem tenho noção, mas acredito que fizemos aqui algo extraordinário. Quem vem do CNS, tem este futebol fantástico, um futebol que foi cativando, não apenas a cidade, mas todos os apaixonados do futebol… É um orgulho enorme, é histórico”, declarou no final Álvaro Pacheco, o treinador que conduziu o Vizela em duas promoções consecutivas.

O desafio do Vizela será, agora, evitar o que lhe aconteceu da primeira vez em que esteve na primeira divisão, em 1984-85 – terminaram em último, com apenas 15 pontos, fruto de quatro vitórias, sete empates e 19 derrotas. Desta vez, não terão de fazer tantas viagens longas para os jogos fora de casa, já que têm a companhia de mais cinco equipas minhotas na I Liga: Sp. Braga, v. Guimarães, Famalicão, Gil Vicente e Moreirense.

Com o Vizela a fazer o seu trabalho, a vitória do Arouca sobre o Desportivo de Chaves por 3-1 serviu apenas para segurar o terceiro lugar e a presença no play-off com o antepenúltimo da I Liga, o Rio Ave. O primeiro jogo está marcado para a próxima quarta-feira, em Arouca (21h45), e a segunda mão será no sábado seguinte (19h) em Vila do Conde.

A Académica de Coimbra também entrava nesta ronda com hipóteses de chegar ao terceiro lugar e até conseguiu vencer o Leixões, em Matosinhos, por 1-2, mas precisava de uma derrota do Arouca que não aconteceu e vai cumprir mais uma época na II Liga.

No fundo da tabela, o Varzim conseguiu salvar-se da despromoção com um triunfo por 1-0 sobre o seu adversário directo, a Oliveirense. A equipa de Oliveira de Azeméis é uma das duas despromovidas, a par do Vilafranquense. Vilafranquense e Oliveirense desceram com 31 pontos, menos um que o FC Porto, o primeiro acima da linha de água e que andou grande parte da temporada nos lugares de descida. Foi uma salvação no limite para a formação secundária dos portistas, apesar da derrota (2-1) nesta última ronda no Seixal frente ao Benfica B.

Sugerir correcção
Comentar