Explosão no Entroncamento provoca quatro feridos, um deles em estado crítico

Tratou-se de uma “situação de explosão sem incêndio”, presumivelmente causada pelo “manuseamento de produto químico inflamável”.

Foto
Nelson Garrido/Arquivo

Uma explosão nas oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) no Entroncamento provocou quatro feridos, confirmou o PÚBLICO junto do Comando Distrital de Operações e Socorro de Santarém.

Tratou-se de uma “situação de explosão sem incêndio”, presumivelmente causada pelo “manuseamento de produto químico inflamável”. À Lusa, o comandante dos bombeiros Rodrigo Bertelo, afirmou que a “deflagração” foi possivelmente motivada “pela acumulação de gases de cola”. As vítimas estavam a “fazer trabalhos de colagem de chão em vinil numa composição de um comboio” quando se deu a explosão.

Do acidente resultaram quatro vítimas com queimaduras: um dos feridos encontra-se em estado crítico, outro em estado grave e os restantes sofreram ferimentos leves. Todos foram encaminhados para o hospital de Abrantes. 

A CP - Comboios de Portugal afirmou, em comunicado, que “foi já iniciado o processo de averiguação das causas que terão estado na origem deste lamentável acidente” e diz estar a “acompanhar, a todo o momento, a evolução do estado de saúde destes trabalhadores, disponibilizando todo o apoio necessário”.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, os feridos crítico e grave têm “queimaduras de 2.º e 3.º grau em 60% a 70% do corpo, sendo que um deles, provavelmente, tem também queimaduras nas vias aéreas”.

O alerta foi dado pelas 10h51 desta sexta-feira e dirigiram-se para o local dois corpos de bombeiros, INEM e PSP, num total de 20 operacionais e nove veículos. Os meios foram desmobilizados às 12h04.

Sugerir correcção
Comentar