A dura batalha da escola pública

O que os rankings nos mostram ao longo de 20 anos é que a distância entre a qualidade do ensino dos filhos das famílias mais ricas e a do que é ministrado à generalidade das crianças e jovens está a aumentar.

Seria uma enorme injustiça comparar o desempenho das escolas públicas e privadas nos rankings dos últimos 20 anos e concluir que a qualidade do ensino público se degradou. Mas seria uma enorme cegueira olhar para estes resultados sem constatar que o ensino sob o comando do Estado não está a dar à sociedade portuguesa um dos ingredientes essenciais da sua missão: a igualdade de oportunidades. O que estes resultados nos mostram ao longo de 20 anos é que a distância entre a qualidade do ensino dos filhos das famílias mais ricas e a do que é ministrado à generalidade das crianças e jovens está a aumentar. Ser aluno de uma escola privada é muito mais garantia de acesso aos cursos universitários mais ambicionados. No país mais desigual da Europa, a escola pública claudica na sua função de garantir o funcionamento do “elevador social”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 33 comentários