O fim da esperança e o fim do amor

Por estes dias, David Pereira Bastos apresenta duas encenações no Algarve ditadas pela crueza e pelas ausências: Praça dos Heróis, em Portimão, e A Voz Humana, com Patrícia Andrade, em Loulé.

thomas-bernhard,sonic-youth,judeus,holocausto,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
"Praça dos Heróis", escrita por Thomas Bernhard em 1988 Filipe Ferreira
thomas-bernhard,sonic-youth,judeus,holocausto,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Filipe Ferreira

De Godot, nem sinais. As personagens da mais afamada peça de Samuel Beckett definem-se pela espera de alguém ausente – qualquer que seja a simbologia (mais divina ou mais terrena) que queiramos atribuir-lhe. De Josef Schuster, conhecemos apenas um rasto de alguém que se suicidou e que, na peça de Thomas Bernhard Praça dos Heróis, nunca chegamos a vislumbrar com vida. São dois textos marcados pela ausência de figuras que os assombram, aparentemente desligados, mas inevitáveis de associar pela circunstância de David Pereira Bastos ter pensado em encenar o segundo quando estava prestes a estrear a sua leitura do primeiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar