Acervo pessoal de Vinicius de Moraes em consulta online

São mais de 34 mil imagens digitalizadas e que contemplam 11 mil documentos originais do escritor, poeta e jornalista Vinicius de Moraes. Poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros, discursos, cartas e notas deste acervo pessoal estarão em consulta pública a partir de 27 de Maio.

Foto
Vinicius ladeado pela actriz Ornella Vanoni e Toquinho, um dos grandes nomes da geração pós-bossa nova Rino Petrosino/Mondadori /Getty Images

Mais de 11 mil documentos do escritor brasileiro Vinicius de Moraes serão disponibilizados para consulta online, num projecto que digitalizou o seu acervo pessoal, depositado no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

A partir de 27 de Maio, poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros, discursos, cartas e notas deste acervo pessoal de Vinicius de Moraes estarão disponíveis para consulta online em  acervo.viniciusdemoraes.com.br, organizado pelo grupo VM Cultural.

Os promotores do projecto, que contou com a coordenação e participação de Julia Moraes e Marcus Moraes, respectivamente neta e sobrinho-neto de Vinicius de Moraes, informam que o site foi criado para “preservar digitalmente o arquivo, incentivar a pesquisa e democratizar o acesso à obra do poeta, compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata ‘carioca'”, como se lê num comunicado divulgado esta sexta-feira.

São seis mil registos que contemplam mais de 11 mil documentos originais, entre manuscritos e dactiloscritos, totalizando mais de 34 mil imagens digitalizadas. Ao percorrer o acervo, particularidades do processo de criação do poeta brasileiro são reveladas em anotações, correcções, trechos refeitos ou cortados. “Do ponto de vista de quem quer entender os processos literário e criativo, o acervo é muito rico. É um mapa da criação. Não são só acertos, ali estão os erros também. Acredito que isso valorize todos os artistas”, avaliou Julia Moraes.

O acervo está dividido em três grandes séries — Correspondência, Produção Intelectual e Documentos Diversos — traduzindo-se, na sua grande maioria, em poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros/argumentos, discursos, notas e cartas que revelam amplas trocas intelectuais, ao longo de quase 50 anos.

Revisto e actualizado, o inventário completo do acervo estará disponível gratuitamente para ser descarregado, permitindo também uma busca off-line.

Entre os destaques do acervo há cartas, cartões e telegramas de destacados nomes da literatura, da música e do cinema do Brasil e do mundo, além de missivas com políticos, familiares, amigos e editores.

A produção intelectual de Vinicius de Moraes é apresentada numa documentação abrangente que ilustra o extenso campo de actividades nas quais ele se dedicou ao longo da vida, como a poesia, textos em prosa, artigos, peças, letras de música, espectáculos, guiões de cinema, discursos, entrevistas e traduções.

Na área musical, são mais de 260 letras. Assim como os poemas, muitas têm mais de uma versão. Destacam-se Insensatez, Chega de Saudade, Canto de Ossanha (quatro versões), Canção do Amanhecer" (nove versões), Por Toda a Minha Vida, Tarde em Itapoã, Samba da Bênção e A Minha Namorada.

Está igualmente digitalizada a documentação completa sobre a Sinfonia da Alvorada, poema sinfónico composto por Vinicius e Tom Jobim, a pedido do ex-Presidente brasileiro Juscelino Kubitschek e do arquitecto Oscar Niemeyer, para a inauguração da cidade de Brasília.

O Acervo Digital Vinicius de Moraes tem o patrocínio do Ministério do Turismo e do Itaú, com realização da VM Cultural.

Sugerir correcção
Comentar