“Há pelo menos 89 patentes relevantes para produzir vacinas da covid-19 de ARN-mensageiro”

A propriedade intelectual das invenções que culminaram na produção das novas vacinas é uma teia complexa e que será difícil de desenrolar, revela Mario Gaviria, principal autor de uma análise publicada na revista Nature Biotechnology.

Foto
"Muitos dos métodos e técnicas de fabrico das vacinas estão protegidos por um outro tipo de propriedade intelectual, conhecido como 'segredos do negócio'", diz Mario Gaviria SIPHIWE SIBEKO/Reuters

Mesmo que as patentes das vacinas contra a covid-19 venham a ser levantadas – os Estados Unidos mostraram-se favoráveis, a União Europeia tem uma proposta para tentar aumentar a produção de vacinas e manter as regras da Organização Mundial de Comércio –, isso será difícil de fazer. Os direitos de exploração de cada uma das inovações que resultaram na vacina, o produto final, pertencem a múltiplas entidades, como ilustra um artigo na revista Nature Biotechnology.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários