PSD confirma Ruas como candidato à Câmara de Viseu

Deputado já liderou o executivo autárquico viseense entre 1989 e 2013. Candidato do PS emitiu comunicado sobre candidatura de Ruas: “É datada”.

Foto
CARLA CARVALHO TOMAS / PUBLICO

Fernando Ruas volta mesmo a ser candidato do PSD à presidência da Câmara de Viseu, anunciaram esta tarde os sociais-democratas. 

“Ultrapassado o período de silêncio e de respeito que nos mereceu o inesperado falecimento do Presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, a direcção nacional do PSD, em estreita articulação com as comissões políticas distrital e concelhia, decidiram homologar o nome de Fernando Ruas para candidato à Câmara Municipal de Viseu”, escreve esta quarta-feira o partido em comunicado.

O líder da distrital do PSD de Viseu mostra satisfação com o regresso do histórico autarca. “Fico satisfeito com a escolha do partido, que vai ao encontro das expectativas dos viseenses. Os viseenses depositaram sempre grande confiança nos projectos liderados pelo dr. Fernando Ruas e estou certo que, desta vez, irá também apresentar um projecto de futuro capaz de mobilizar toda a comunidade e manter o concelho e a cidade de Viseu como o que tem melhor qualidade de vida”, afirmou ao PÚBLICO Pedro Alves, líder da distrital. 

Fernando Ruas foi presidente da Câmara de Viseu entre 1989 e 2013, presidiu também à Associação Nacional de Municípios Portugueses e cumpriu um mandato como eurodeputado. Actualmente, é deputado à Assembleia da República, onde preside à Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.

“O candidato é economista, nasceu e viveu sempre em Viseu, mantendo-se fiel às suas raízes, razão pela qual decidiu regressar para se candidatar à autarquia que liderou durante mais de duas décadas com grande sucesso”, escreve o PSD. 

O anúncio de Fernando Ruas fecha o dossier dos cabeças de lista do PSD às próximas eleições autárquicas, faltando apenas alguns candidatos no distrito de Beja. Depois da morte de Almeida Henriques, no início de Abril, a direcção do PSD teve de voltar a analisar o processo. Em cima da mesa esteve esteve não só o nome de Fernando Ruas mas também o de João Paulo Gouveia, vice-presidente da Câmara de Viseu, que se disponibilizou para avançar. 

Nos 24 anos em que esteve à frente do município, Fernando Ruas governou a maior parte do tempo com uma folgada maioria absoluta.

Candidato do PS reage em comunicado

O anúncio da entrada de Ruas na corrida autárquica de Viseu levou o candidato do PS, o deputado João Azevedo (antigo presidente da Câmara de Mangualde), a emitir um comunicado no qual afirma que “a candidatura de Fernando Ruas é datada. É uma candidatura com 32 anos que representa um regresso ao passado e a uma liderança que o próprio PSD já tinha ultrapassado. Fernando Ruas tinha dito que a sua única motivação em candidatar-se seria o risco de uma vitória do PS. Registo, pois, que está a reconhecer a força da candidatura que lidero”, escreve Azevedo.

“A nossa candidatura e a nossa vitória nunca serão contra ninguém nem contra nenhum partido, têm apenas e só a ambição de criar um novo ciclo para Viseu. Viseu precisa de uma nova força, de energia, de mobilização e de futuro. Os viseenses saberão escolher quem está mais bem preparado para afirmar Viseu na região e no país”, acrescenta o candidato socialista.

João Azevedo termina com uma saudação e uma promessa: “Ganhando, o nosso projecto contará também com Fernando Ruas para a construção de um novo futuro para Viseu. Felicito democraticamente Fernando Ruas pela sua disponibilidade, esperando um debate construtivo, com elevação, em prol de Viseu.”

Sugerir correcção
Ler 5 comentários