Demi Lovato revela ser de género não-binário

Depois de se ter assumido como pansexual, Demi Lovato diz não se identificar nem como mulher nem como homem.

Foto
REUTERS/Danny Moloshok

Demi Lovato revelou ser de género não-binário, informando que passará a adoptar os pronomes pessoais no plural que, em inglês (they/them), não revelam o género, ao contrário do que sucede com os usados na forma singular (she/he). Em português, tanto a forma singular (ela/ele) como plural (elas/eles) identificam o género, assim como a grande parte do vocabulário.

“Sinto orgulho em vos dizer que me identifico como [género] não-binário e que irei oficialmente mudar os meus pronomes para they/them de agora em diante”, escreveu a cantora, de 28 anos, no Twitter.

As pessoas que se afirmam de género não-binário não se identificam como homens nem como mulheres, não se conformando com as normas aplicadas a cada género.

A revelação da artista surge, explicou, depois de ter aproveitado o ano de pandemia para fazer um “trabalho de cura e auto-reflexivo". “Sinto que isto representa melhor a fluidez que sinto na minha expressão de género”, explicou num vídeo, adiantando estar a dar este passo “por aqueles que não têm sido capazes de partilhar quem realmente são com os seus entes queridos"

Em Março, Demi Lovato assumiu-se “orgulhosamente” pansexual — que se define como alguém que sente atracção sexual, romântica ou emocional em relação a outro, independentemente do seu sexo ou identidade de género — e parte da “máfia do alfabeto”, numa referência à sigla LGBTI.

A ex-estrela da Disney confessou, na altura, não ter a certeza se vai ficar com um parceiro masculino ou feminino ou se alguma vez vai engravidar, mas garantiu que, no presente, o que lhe interessa é querer adoptar uma criança. “Não sei. Sou fluida agora, e parte da razão por que sou assim é porque estive fechada no armário”, justificou.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários