China divulga as primeiras imagens captadas pelo robô Zhurong

Depois dos Estados Unidos, a China é a segunda nação espacial a conseguir aterrar uma nave na superfície de Marte. A missão não tripulada Tianwen-1, composta por um orbitador, um módulo de pouso e um rover, aterrou no planeta vermelho no sábado.

marte,ciencia,china,sistema-solar,planetas,espaco,
Fotogaleria
China National Space Administration/Reuters
marte,ciencia,china,sistema-solar,planetas,espaco,
Fotogaleria
THOMAS PETER/Reuters

A China divulgou esta quarta-feira as primeiras imagens captadas pelo robô Zhurong, avançou a agência estatal. Depois dos Estados Unidos, o país é a segunda nação a conseguir aterrar uma nave na superfície de Marte.

As imagens foram divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA), juntamente com pequenos vídeos que registam o momento em que a cápsula que o robô utilizou para entrar na atmosfera de Marte abandona o orbitador. Algumas imagens mostram ainda a paisagem captada pelo robô, assim como o módulo de pouso e os painéis solares do instrumento.

Foto
China National Space Administration/Reuters

A missão não tripulada Tianwen-1, composta por um orbitador, um módulo de pouso e um rover, aterrou no planeta vermelho no sábado, cumprindo assim o segundo objectivo que levava da Terra quando foi lançada a 23 de Julho de 2020. O robô chinês Zhurong pousou na zona inexplorada Utopia Planitia, no hemisfério Norte do planeta, e a equipa planeia que o robô funcione durante, pelo menos, 90 dias em Marte. Cada dia no planeta vermelho tem a duração de 24 horas e 39 minutos.

O robô Zhurong – nome escolhido num inquérito online e que é uma referência ao deus do fogo na mitologia chinesa – pesa cerca de 240 quilogramas e está equipado com seis instrumentos científicos, incluindo uma câmara de topografia de alta resolução. Tem como objectivo estudar o solo e a atmosfera de Marte, procurar por sinais antigos de vida, como água subsuperficial e gelo, e ainda recolher dados dos campos electromagnéticos e gravitacionais do planeta.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários