Novo alerta do fisco sobre emails falsos para alegada devolução de IRS

Novo aviso das Finanças surge em plena época de reembolsos do IRS.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O Fisco emitiu novo alerta de segurança, denunciando o envio de mensagens falsas aos contribuintes, sobre irregularidades na pré-análise do IRS que dão direito à devolução de quantias do imposto, e apela a que sejam ignoradas.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio electrónico provenientes do endereço ‘autoridade_tributaria@suporteemail.online’ nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido e que sejam introduzidas as credenciais de acesso ao Portal das Finanças”, lê-se no aviso publicado no portal das Finanças.

Como exemplo, a AT mostra um desses e-mails, falsamente enviado em nome da chefe do serviço de finanças Lisboa 8, dando conta do direito de devolução de quantias de IRS, por ter sido detectada uma irregularidade na pré-análise do IRS, e solicitando confirmação num link para que o valor seja considerado.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”, alerta a AT no aviso, lembrando que o objectivo do e-mail falso é o de convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido.

“Em caso algum deverá efectuar essa operação”, avisa, recomendando ainda a leitura do folheto informativo sobre segurança informática disponível no portal das Finanças.

O envio destes alertas da AT sobre e-mails falsos, ou sms, tem sido cada vez mais frequente.

No final de Abril, também no portal das Finanças, o fisco denunciou ter conhecimento do envio de correio electrónico supostamente proveniente de outros endereços, diferentes dos agora denunciados, como AutoridadeTributaria@helpdeskpt.xyz ou AutoridadeTributaria@payplall.com, com o assunto “AT – Consulta IRS”, nas quais se pedia para aceder a um link.

Também em Março, a AT, em aviso publicado no portal, alertou para a existência de mensagens de correio electrónicas fraudulentas com o endereço “portal das finanças”, avisando os contribuintes para não abrirem o ‘link’ sugerido.

Sugerir correcção
Comentar