China proíbe entidades estrangeiras de dirigirem instituições de ensino privado

A nova lei, que tem como objectivo impor maior controlo sobre o sector do ensino, impede também as escolas da creche ao nono ano de terem currículos estrangeiros.

Foto
Alunos saem da escola em Shekou, na zona de Shenzhen, na província de Guangdong, China DAVID KIRTON/Reuters

O Conselho do Estado da China anunciou novas medidas para os currículos escolares e para as escolas privadas, entre elas a proibição do ensino do currículo estrangeiro e a proibição de entidades estrangeiras serem proprietárias de instituições privadas. Segundo a Reuters, esta é a mais recente medida das autoridades chinesas para exercer um controlo mais apertado sobre um sector que está em crescimento.

A nova lei, que entra em vigor a 1 de Setembro, proíbe o ensino de currículos estrangeiros desde as creches até ao nono ano de escolaridade; bane qualquer entidade estrangeira de ser proprietária de uma escola de ensino obrigatório - até ao nono ano; e prevê que os membros da direcção ou de outro órgão dirigente devem ser chineses e incluir representantes das entidades reguladoras.

As escolas vão deixar de fazer testes ou recrutamento de alunos antecipadamente, e podem ser aplicados tectos nos valores das matrículas pelas autoridades regionais, porque, de acordo com o Conselho de Estado, as escolas não devem ser lucrativas. A abertura ou conversão de escolas privadas também vai ser banida.

Numa nota do banco norte-americano Citibank enviada aos clientes, lê-se que a nova lei “é mais restrita do que o que era esperado para o ensino obrigatório”, cita a Reuters. Na mesma nota, refere que as alterações terão impacto nas receitas do mercado do ensino até ao 12º ano, onde a tutoria é um recurso recorrente no exigente e competitivo ensino chinês – em 2016, 75% dos alunos recorreram a estes serviços, segundo a Sociedade de Educação Chinesa, citada pela Reuters.

Pequim tem implementado leis restritas para a indústria do ensino privado em crescimento, também numa tentativa de aliviar a pressão nos alunos e para incentivar o aumento da natalidade baixando os custos das famílias. Na semana passada, a agência já dava conta do impacto das medidas mais estritas das autoridades chinesas em empresas mais pequenas de serviços de tutoria.

Segundo a Bloomberg, todas as escolas de ensino obrigatório passam a seguir as direcções do Partido Comunista, de acordo com as regras do Conselho do Estado publicadas na passada sexta-feira, num esforço mais alargado de fortalecer o papel do Estado e do Partido Comunista Chinês na sociedade e de restringir o papel do ensino privado nos primeiros anos de ensino.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários