Quais são os melhores vinhos de Portugal?

Ao longo de três dias, mais de 1400 vinhos estão a concurso na oitava edição do Concurso Vinhos de Portugal. Os vencedores serão divulgados no dia 21 de Maio.

Foto
Rui Oliveira

São 1408 os vinhos que serão avaliados na 8.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal. Esta iniciativa arranca esta segunda-feira, 17 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. Nesta fase, e ao longo de três dias, os vinhos inscritos serão avaliados por 134 jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Entre os especialistas internacionais que vão integrar o painel de avaliação do Júri Regular, responsável por avaliar os vinhos na primeira fase do concurso, destacam-se o estónio Rain Veskimae, a britânica Emily Rowe, a canadiana Élyse Lambert MS, o americano Erik Segelbaum e a mexicana Claudia Treviño.

Em paralelo, a iniciativa da ViniPortugal, a associação interprofissional dos Vinhos de Portugal que tem como missão “promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência”, promove um programa de masterclasses com Luís Antunes (Vinhos Brancos Portugueses), Nuno de Oliveira Garcia (Vinhos Tintos Portugueses) e João Paulo Martins (Brancos de Setúbal).

Foto
Wines of Portugal

Para os dias 17, 18 e 19 de Maio estão também programados jantares com produtores da Adega do Cartaxo, Aveleda e Global Wines, respectivamente. Na quinta-feira, dia 20 Maio, está planeada uma visita à Casa Ermelinda Freitas e uma prova de vinhos conjunta com a Adega de Pegões, seguida de almoço. À tarde, haverá um pôr do sol com prova de vinhos no Forte de São Filipe, terminando com jantar na Quinta da Bacalhôa. Antes da Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 21 de Maio está programado um almoço na adega José Maria da Fonseca.

Nos dias 20 e 21 de Maio, o Grande Júri reúne-se em Setúbal para a segunda fase do concurso, seleccionando nesse momento os Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os vencedores serão divulgados numa cerimónia no Convento de Jesus, em Setúbal, que será transmitida nas redes sociais Wines of Portugal, no dia 21 de Maio.

No mesmo dia realiza-se a 2.ª edição do Prémio Personalidade do Ano, que visa distinguir personalidades internacionais que têm contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses nos mercados europeu, asiático, africano e americano.