Festival Queer Lisboa com cinema de Gus Van Sant e projecto de itinerância

Fruto de parceria entre o Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer e a Bienal de Artes Contemporâneas - BoCA, o realizador norte-americano terá uma retrospectiva no festival que decorrerá de 17 a 25 de Setembro.

Foto
Gus Van Sant em Cannes, 2007 Jean-Paul Pelissier / REUTERS

O Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer, a celebrar 25 anos, contará em Setembro com a presença e o cinema de Gus Van Sant e terá um projecto de itinerância noutras localidades, foi esta segunda-feira anunciado.

Como o PÚBLICO noticiou a 9 de Abril, o realizador norte-americano Gus Van Sant vai estar em Lisboa em Setembro para estrear o espectáculo Andy, integrado na Bienal de Artes Contemporâneas - BoCA, na qual é um dos dois artistas residentes, juntamente com a artista e escritora Grada Kilomba, para o biénio 2021/22. Fruto de uma parceria entre a bienal e o festival, Gus Van Sant estará também presente no Queer Lisboa, que decorrerá de 17 a 25 de Setembro e que prepara uma retrospectiva de “homenagem à obra de um dos autores mais prolíficos do cinema queer norte-americano”, contando com filmes como Mala Noche (1986), A caminho de Idaho (1991) e Elephant (2003).

O Queer Lisboa deu ainda “carta branca” a Gus Van Sant para programar na Cinemateca Portuguesa — onde terá também uma sessão em que conversa com o público —, tendo este escolhido dois filmes que fazem a ponte com a sua primeira criação para palco e que se estreará no BoCA: Batman Dracula (1964), de Andy Warhol, e Andy Warhol: A Documentary Film (2006), de Ric Burns. Andy fará a sua estreia no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. 

Sobre o cinema de Gus Van Sant, o Queer Lisboa recorda que Mala Noche "é quase unanimemente considerado o título inaugural do chamado “New Queer Cinema” [...] num contraciclo com o estigma sofrido pelas comunidades queer em plena epidemia do VIH/sida”. 

É um cinema que “vem apresentar uma nova forma de se representar as personagens queer no ecrã, segundo uma diferente abordagem às subjcetividades de sexo, género e sexualidade”, refere o festival em nota de imprensa.

O Queer Lisboa revela ainda que quer fazer chegar o cinema de temática queer a outras localidades, para lá do eixo Lisboa-Porto, que já acolhe o festival. Esse “projecto de itinerância” acontecerá entre Novembro e a Primavera de 2022, em parceria com a associação ILGA-Portugal e com filmes que abordam temáticas sobre migrações, refugiados, direitos humanos, estigmas sobre VIH/sida,  transgénero ou ativismo LGBTQI+.

O Queer Lisboa decorrerá no cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa e o Queer Porto, agendado entre 12 e 16 de Outubro, está marcado para o Teatro Municipal Rivoli, Reitoria da Universidade do Porto e Maus Hábitos.

Sugerir correcção
Comentar