PS critica “forma absolutamente inqualificável” como Lusa identificou deputada

Agência de notícias lamentou “profundamente” ter identificado deputada “de modo inaceitável” num texto desta quinta-feira.

Foto
Agência Lusa FILIPE ARRUDA

O grupo parlamentar do Partido Socialista repudiou “veementemente” os termos usados numa notícia da Agência Lusa, publicada esta quinta-feira, sobre a constituição da comissão eventual de revisão constitucional que identifica a deputada Romualda Fernandes “de forma absolutamente inqualificável”.

Numa “nota de repúdio”, a líder parlamentar Ana Catarina Mendes exigiu “um pedido público de desculpas à deputada Romualda Fernandes e que os responsáveis pela veiculação desta notícia assumam as suas responsabilidades”.

“O jornalismo deve estar ao serviço da democracia e não a referir-se às pessoas em termos inaceitáveis! Isso não é serviço público”, conclui a nota.

O texto da Lusa foi corrigido às 22h04. Pelas 23h52, numa nota aos clientes, a direcção de Informação da Lusa lamentou “profundamente o erro”: “Uma deputada do Partido Socialista surge identificada de modo inaceitável, contra todas as regras éticas e profissionais constantes do Código Deontológico dos Jornalistas e do Livro de Estilo da Lusa.”

A agência anuncia que vai averiguar o que aconteceu e “apresenta as suas desculpas à deputada, ao Partido Socialista e, de modo geral, a todos os clientes e leitores da Lusa”.

Esta notícia foi corrigida às 12h30 de 14 de Maio de 2021: na nota de repúdio do PS onde se lia “indecente e racista” devia ler-se “inqualificável”.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários