Melo acusa ministra da Agricultura de esconder representação da DGAV em plataforma europeia

Eurodeputado do CDS considera que “sucesso” português devia ter sido divulgado de forma mais evidente.

Foto
Nuno Melo é crítico da transferência de competências sobre animais de companhia para o Ministério do Ambiente Nuno Ferreira Santos

O eurodeputado do CDS, Nuno Melo, acusa a ministra da Agricultura de esconder a escolha da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para representar a União Europeia na plataforma regional para o bem-estar animal pertencente à Organização Mundial de Saúde Animal (conhecida com a sigla OIE).

A indicação da DGAV, que é dirigida por Susana Pombo, como uma das duas representantes (a outra é a Irlanda) da União Europeia na plataforma regional da OIE aconteceu em finais de Abril, segundo apurou o PÚBLICO. Aliás, é Susana Pombo que representa Portugal na OIE, fundada em 1924.

O reconhecimento europeu da DGAV como a entidade portuguesa com competências na área do bem-estar animal deu-se numa altura em que esta estrutura do Ministério da Agricultura perdeu as competências sobre os animais de companhia para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tutelado pelo Ministério do Ambiente.

“É evidente que a Ministra da Agricultura está a esconder o facto de a DGAV ter sido escolhida para integrar a plataforma, que é uma entidade europeia fundamental da definição de políticas sobre o bem-estar animal”, afirmou ao PÚBLICO Nuno Melo.

Em resposta ao PÚBLICO, o Ministério da Agricultura informou que Maria do Céu Antunes “fez referência” à posição assumida pela DGAV durante audição parlamentar da semana passada. “Uma referência en passant no Parlamento é coisa nenhuma quando este sucesso devia ser assinalado de forma muito mais evidente”, contrapõe o eurodeputado centrista. 

A escolha da DGAV “só ajuda a reforçar o erro estratégico político e que é contrário à legislação europeia” de transferir as competências sobre os animais de companhia para o Ministério do Ambiente, aponta Nuno Melo.

A divisão de competências da DGAV foi anunciada pela ministra da Agricultura em Julho de 2020, depois do incêndio em dois canis em Santo Tirso, e foi aprovada no Conselho de Ministros do passado 25 de Março, contrariando uma resolução aprovada no Parlamento por todos os partidos, à excepção do PAN e PS. 

O eurodeputado, no entanto, atribui essa decisão de transferência de competências ao “populismo” do Governo e ao facto de querer ter “o apreço do PAN e dos seus defensores, de que precisa para as maiorias parlamentares”.

Na resposta ao PÚBLICO, o ministério salienta que a plataforma europeia tem prioridades de actuação “relacionadas com o transporte e abate de animais, gestão de desastres, bem-estar dos equídeos e controlo de população de animais errantes, na perspectiva da saúde animal e da saúde publica, todas elas matérias da competência da DGAV”.

Sugerir correcção
Comentar