Rão Kyao: “Apreendo o ensinamento de Gandhi à luz da minha própria cultura”

De um desafio vindo da Índia nasceu um disco, onde Rão Kyao homenageia o líder pacifista indiano à luz da cultura portuguesa. Gandhi – Um Português Homenageia Gandhi é lançado esta sexta-feira.

Foto
Rão Kyao fotografado para o disco Gandhi AUGUSTO BRÁZIO

Começou por ser um convite da embaixada da Índia e acabou por dar origem a um álbum. Em 2020, a pretexto dos 150 anos do nascimento do líder pacifista Mohandas Gandhi (1869-1948), Rão Kyao foi um dos músicos contactados em 124 países para reinterpretarem um tema que o Gandhi muito ouvia, Vaishnav jan to tene kahiye, que passou a ser venerado na Índia quase como hino nacional. Ele aceitou o desafio, a versão foi bem recebida na Índia e, na sequência disso, Rão Kyao pensou em levar o desafio mais longe e gravar um álbum inteiro dedicado a Gandhi e inspirado em vários tópicos e momentos da sua vida e obra. O resultado, Gandhi – Um Português Homenageia Gandhi, chega esta sexta-feira às plataformas digitais e às lojas, em CD.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar