Não sabes onde está o campo mais próximo no Porto? Esta app ajuda

A informação, já disponível num site, estará disponível no início da próxima semana numa aplicação móvel, que pode ser descarregada gratuitamente.

Foto
Paulo Pimenta

A Câmara do Porto vai lançar uma aplicação móvel que agrega toda a oferta desportiva da cidade, desde os equipamentos às modalidades desportivas, disponibilizando também informações actualizadas sobre clubes e entidades.

Apresentada na reunião do executivo esta manhã, a plataforma Desporto365 teve como ponto de partida o Atlas Desportivo da Cidade do Porto, actualizado a cada dez anos e publicado pela última vez em Outubro de 2009.

“Aproveitando as ferramentas tecnológicas disponíveis, entendemos que esta seria a oportunidade para tornarmos esta informação desportiva mais acessível, mais interactiva, mais fácil e versátil de explorar e, também, de a manter permanentemente actualizada”, explicou Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto.

A informação, já disponível num site, estará disponível no início da próxima semana numa aplicação móvel, que pode ser descarregada gratuitamente.

Além de identificar os equipamentos e os serviços relacionados com a prática da actividade física e desportiva na cidade, a aplicação móvel permite, por exemplo, perceber a localização e distribuição espacial de todos os clubes e equipamentos desportivos da cidade, mas também realizar uma série de pesquisas mais direccionadas, filtrando os resultados por modalidade desportiva, zonas, idade/género, clube e infra-estruturas, adiantou Catarina Araújo. É ainda possível consultar toda a oferta municipal ao nível de equipamentos e de programas desportivos dinamizados pela empresa municipal Ágora.

A app tem, ainda, outras funcionalidades, como a georreferenciação do utilizador e a informação sobre os equipamentos desportivos que se encontram mais próximos, através de um módulo de realidade aumentada. 

Paralelamente, este trabalho constitui uma importante ferramenta para os decisores públicos e para todo o conjunto de agentes desportivos, “quer na gestão corrente dos seus equipamentos, quer na identificação de novas oportunidades e planeamento de futuras intervenções”, acrescentou.

Em permanente actualização, a plataforma Desporto365 centraliza actualmente informação detalhada sobre as mais de 250 entidades que se dedicam à prática desportiva na cidade e os mais de 300 equipamentos, privados e municipais, onde são disponibilizadas cerca de 200 modalidades desportivas.

Sugerir correcção
Comentar