“Não quero viver para a diabetes, quero viver com diabetes”

Em 1921, no Canadá, foi inventada a insulina. Até então, o diagnóstico da diabetes era praticamente uma sentença de morte. Hoje, ser diabético já não é sinónimo de uma vida de limitações.

Foto
Quando foi diagnosticado com diabetes, Sérgio Silva deixou de praticar parapente. Hoje, graças à evolução da insulina, voltou a voar DR

Como é viver hoje com diabetes? João Nabais é diabético há 40 anos. Já Sérgio Silva descobriu a doença há 23. Hoje, não deixam que a diabetes os limite, mas quando foram diagnosticados o cenário era bem diferente. Nos últimos anos, a vida dos diabéticos foi facilitada pela evolução da insulina, desde a sua composição até à forma de administração. Em 2021, celebra-se o centenário da invenção do “elixir da vida” dos diabéticos e, esta quarta-feira, 12 de Maio, a Associação Protectora Diabéticos de Portugal comemora 95 anos de existência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar