O conflito da Groundforce já não se aguenta

Num conflito em que a retaliação parece sempre sobrepor-se à procura de soluções, em que o poder do Estado deixou de se exercer através da autoridade natural, em que um empresário se julga inimputável, é impossível acreditar numa boa solução

O conflito entre os dois sócios da Groundforce (ou, se preferirem, entre o ministro Pedro Nuno Santos e o empresário Alfredo Casimiro) chegou a um ponto insustentável. É preciso alguém para o arbitrar, garantir a racionalidade nas negociações, impor a defesa do interesse público e evitar que o caso se transforme num pueril braço-de-ferro dominado pelo orgulho e a testosterona. Há muito que deixou de fazer sentido determinar quem nesta longa e lamentável história tem culpa ou quem tem razão – embora seja obrigatório atribuir responsabilidades. O que nesta fase importa é apaziguar as animosidades viscerais e garantir que todas as partes contribuem para uma solução capaz de proteger a empresa, evitar injecções de dinheiro do Estado e garantir que no próximo mês os seus trabalhadores vão receber salários.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários