Partido Trabalhista procura cura para (mais) uma ressaca eleitoral difícil

Remodelação promovida por Starmer motivou quase tantas críticas como a sua estratégia para as eleições locais. Mensagem política voltou a falhar no Norte e Centro de Inglaterra.

Foto
Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista HENRY NICHOLLS/Reuters

Reforçou as votações em grandes centros urbanos como Londres, Manchester ou Liverpool, manteve o controlo do parlamento e do governo do País de Gales e até conquistou alguns lugares interessantes aos conservadores no Sul de Inglaterra. Não obstante, todos os feitos alcançados pelo Partido Trabalhista nas eleições locais e regionais da passada quinta-feira no Reino Unido acabaram ofuscados por um desempenho muitíssimo abaixo das expectativas nos antigos bastiões operários do Centro e do Norte de Inglaterra, perdidos para o Partido Conservador nas últimas eleições legislativas (2019), e cuja recuperação foi definida pela liderança trabalhista como fundamental para aspirar a um regresso ao poder.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários