Manchester City garante terceiro título inglês em quatro anos

Derrota do Manchester United permitiu aos “citizens” festejarem em casa. É também a terceira vez que Pep Guardiola conquista a Premier League.

Foto
Reuters/MOLLY DARLINGTON

À terceira foi de vez. O Manchester United não conseguiu adiar mais a consagração do rival citadino e, mesmo longe do relvado, o staff e o plantel do Manchester City festejaram nesta terça-feira o sétimo título inglês do seu palmarés. Foi o terceiro nos últimos quatro anos, o que atesta bem a forma como têm dominado a Premier League, e o quinto numa década.

As contas são simples: faltam três jornadas para o fim do campeonato e a vantagem do City sobre o United é de 10 pontos, depois de os “red devils” terem sido derrotados, em casa, pelo Leicester City (1-2). Para os “citizens”, que têm ainda, na final da Liga dos Campeões, a possibilidade de cumprirem um objectivo de longa data, é mais uma época de sucesso sob a batuta de Pep Guardiola. O treinador catalão pode agora gabar-se de ter conquistado três títulos nacionais em três países diferentes: Espanha, Alemanha e Inglaterra.

Depois da caminhada triunfante do Liverpool em 2019-20, o Manchester City respondeu à altura. Reforçou-se na defesa com Rúben Dias, que tem coleccionado elogios em Inglaterra, e, na ausência do brilho de outras épocas oferecido por Sterling e Aguero, ajustou a ideia de jogo para permitir que médios como Ilkay Gundogan e o jovem Phil Foden chegassem com mais facilidade a zonas de definição e ajudassem a resolver jogos.

Não foram os únicos. Sem um goleador no topo de forma, Pep Guardiola recorreu a um plano que já antes utilizara no Barcelona, em paticular com Lionel Messi: o falso nove. Desta vez, pô-lo em prática com nomes tão variados como os dois médios referidos, mas também Kevin De Bruyne, Phil Foden, Bernardo Silva, Ferrán Torres e Riyad Mahrez.

A versatilidade ofensiva deu frutos, com os “citizens” a deterem o melhor ataque da Liga (72 golos em 35 jogos), mas foi o equilíbrio da equipa que se revelou fundamental para chegar ao título (têm também a defesa menos batida, com 26 golos sofridos). 

“De acordo com a forma como ele [Guardiola] vê o futebol, os laterais jogam muito por dentro, de costas para a baliza adversária. Eu não estava habituado a isso, mas com o treino creio que melhorei”, revelou o João Cancelo, no início do mês, revelando que o catalão prepara cada detalhe do jogo.

Por força dos adiamentos impostos pela covid-19, os primeiros meses do City foram essencialmente de perseguição, mas quando assumiu a liderança da Premier League, no início do ano, nunca mais olhou para trás. 

Sugerir correcção
Comentar