Ao fim de 18 meses Rory McIlroy voltou a vencer

Terceiro título no Wells Fargo Championsh mostra que palco do Quail Hollow Club é talismã

Foto
Rory McIlroy com o troféu, acompanhada sua mulher Erica e da sua fuilha Poppy © WFC

Quando, na quinta-feira, Rory McIlroy iniciou a sua participação no Wells Fargo Championship, em Charlotte, na Carolina do Norte, tinham passado 18 meses e 553 dias desde a sua última vitória, alcançada em Novembro de 2019 no WGC-HSBC Championship, em Xangai, China; e encontrava-se em 15.º no ranking mundial, a sua pior posição na tabela desde 2009. Mas, para pôr fim à crise de resultados nada como jogar num palco – o Quail Hollow Club – onde já tinha vencido duas vezes. Este domingo o norte-irlandês – que fez 32 anos a 4 de Maio – saiu mesmo com o troféu e mostrou que está de volta ao seu melhor. 

“Sim, este lugar tem sido bom para mim ”, reconheceu McIlroy depois de conquistar o seu terceiro título no Well Fargo Championship (ou outros foram em 2010 e 2015) e o 19.º no PGA Tour, a valer-lhe um prémio de 1,4 milhões de dólares e a subida para 7.º mundial. “Adorei este campo desde que o vi pela primeira vez e esse amor como que tem sido retribuído. Joguei tão bem aqui ao longo dos anos…”, acrescentou. 

Em 10 presenças no Quail Hollow, Rory regista agora oito classificações no top-10 e três vitórias. Em 2010 bateu o recorde do campo com 62 e em 2015 pulverizou-o com 61. Parece certo que de cinco em cinco em anos vence este evento, que não se realizou em 2020 devido à pandemia da covid-19. Ontem sucedeu a Max Homa (que falhou o cut na sexta-feira) na lista dos campeões. 

Mas esta foi a sua vitória mais difícil no torneio. Se em 2010, naquele que foi o seu primeiro triunfo no PGA Tour, ganhara por 5 de vantagem sobre a concorrência e em 2015 por 7, desta vez fê-lo com a diferença mínima para o mexicano Abraham Ancer. Tinha partido para a jornada decisiva empatado no segundo lugar com Gary Woodland, ambos a dois shots de Keith Mitchell, com o qual jogou na parelha de honra. 

Num campo de Par 71, Mitchell finalizou com 72 e Woodland com 71, ao passo que McIlroy marcou 68 para somar 274 (-10). Abraham Ancer, com 66, fez a melhor volta do dia subindo cinco posições para se sagrar vice-campeão, com 275 (-9). Mitchell acabou a partilhar o terceiro posto com o norueguês Viktor Hovland (67), ambos com 276 (-8). E Woodland fechou o top-5 com 277 (-7). 

Na FedEx Cup, o campeonato por pontos do circuito, McIlroy subiu de 51.º para 17.º, ele que já a venceu em duas ocasiões (2016 e 2019). Bryson DeChambeau, que na semana passada perdera a liderança nesta tabela para Justin Thomas, voltou ao topo da mesma ao terminar no nono lugar empatado com Aaron Wise, com 280 (-4).

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar