Um museu virtual para contar a história da música em Cabo Verde e na diáspora

É um trabalho ambicioso, mas já tem lançados os alicerces: começou como dicionário e daí passou a um museu virtual, ainda em construção mas já acessível na internet. A sua autora, a jornalista e antropóloga Gláucia Nogueira, conta como tudo começou.

Foto
Cesária Évora, nome maior da música cabo-verdiana DANIEL ROCHA

Quem quiser conhecer a música de Cabo Verde, as suas raízes, estilos e intérpretes, já tem um endereço virtual onde se dirigir. Chama-se Cabo Verde & a Música - Museu Virtual, está ainda em construção (embora já tenha muitas entradas e ligações) e a sua história começou há quase três décadas, quando uma jornalista brasileira esteve uns meses a viver em Cabo Verde. Isso foi em 1994, mas o seu contacto com a cultura cabo-verdiana começou mais cedo, quando viveu em França e em Portugal, trabalhando aqui como freelancer na Lusa, quando esta agência se estreava na informação online.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários