Identificado um novo biomarcador para tratar melhor o cancro gástrico

Equipa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descreveu um novo mecanismo molecular que impede uma boa resposta a um tratamento que serve para tratar cancro do estômago.

Foto
Amostra de tecido de carcinoma do estômago. Os pontos castanhos correspondem ao receptor ErbB2 modificado com um tipo específico de açúcares. O azul marca o núcleo das células tumorais e não tumorais DR

Se percebermos como entram as areias numa engrenagem, é mais fácil fazer qualquer coisa para o impedir e assegurar que a máquina funciona de forma mais eficaz. Foi mais ou menos isso que a equipa liderada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) fez. Os investigadores encontraram um mecanismo molecular que pode estar a impedir que alguns doentes com cancro gástrico respondam a um medicamento usado para tratar estes casos. Ao identificar o problema, o estudo pode servir para a criação de um biomarcador capaz de antever uma possível resistência a este fármaco e também “abre as portas para o desenvolvimento de novas terapias” que visem travar este mecanismo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar