Santana Lopes é candidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz

Antigo primeiro-ministro confirma que avança para a liderança da autarquia do litoral do distrito de Coimbra a que já presidiu de 1997 a 2001.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, que na sexta-feira mudou a residência para a Figueira da Foz, apresentou-se este domingo como candidato a esta autarquia do distrito de Coimbra, exactamente 24 anos depois de o ter feito pela primeira vez.

“Cá estou. É uma decisão de enorme responsabilidade, num tempo difícil. Tenho estado a trabalhar, a estudar. Sempre disse que seria a Figueira da Foz e só a Figueira da Foz”, disse Pedro Santana Lopes à agência Lusa, que será candidato pelo movimento “Figueira a Primeira”.

Foi a 9 de Maio de 1997 que Santana Lopes anunciou a sua primeira candidatura a esta esta autarquia, que acabaria por conquistar e liderar até 2001. Presidiu depois à Câmara Municipal de Lisboa, e foi primeiro-ministro de Julho de 2004 a Março de 2005. Depois de, em 2017, ter perdido uma nova corrida à liderança do PSD, Santana desfiliou-se do partido e fundou o Aliança, de que se afastou em 2020 após dois fracos resultados eleitorais.

Hoje, numa publicação no Facebook do movimento “Figueira a Primeira”, que pedia o regresso de Santana, surgia a mensagem: “No mesmo dia, à mesma hora, uns anos depois. Cá estou”.

“É uma decisão ponderada, de enorme responsabilidade. Tive vários convites para outras câmaras, mas cá estou na Figueira da Foz”, reforçou Santana Lopes à Lusa.

O antigo primeiro-ministro, que chegou a ser apontado nos meios de comunicação social como candidato a várias autarquias, nomeadamente na região de Lisboa, nunca escondeu gostar da Figueira da Foz. Nas suas páginas das redes sociais, tem aparecido recorrentemente na cidade e publicado diversas mensagens sobre o município. 

A Câmara da Figueira da Foz é liderada por Carlos Monteiro (PS), que se recandidata. O PS detém actualmente seis mandatos, enquanto o PSD detém três. Os sociais-democratas apresentam às eleições de Setembro ou de Outubro o actual presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado. O CDS-PP volta a apresentar Miguel Mattos Chaves.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários