O espectro das repúblicas imperiais paira sobre o mundo – sobreviverá a Europa?

No dia em que se celebra a ideia do francês Robert Schuman de avançar com a criação de uma entidade europeia supranacional — o Dia da Europa —, reflectimos sobre as forças que movem os principais blocos geopolíticos do globo. Face às repúblicas imperiais dos EUA, China e Rússia, o que pode um império neomedieval como a União Europeia?

Foto

1. Os recentes acontecimentos no Leste da Ucrânia e na zona contígua da Rússia não deixam dúvidas. Entre a União Europeia e a Rússia há uma zona geopolítica cinzenta de instabilidade e conflito. A Moldávia, a Ucrânia e a Bielorrússia estão nessa posição, oscilando entre uma linha política pró-russa e a tentação de aproximação à União Europeia (UE). No caso da Ucrânia, a própria etimologia — literalmente arredores, zona de fronteira — sugere um território limite e de transição. Para a Rússia, esses são territórios perdidos de forma catastrófica num passado recente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários