“Integrar os direitos sociais nos tratados será muito difícil”

Em entrevista ao PÚBLICO, o comissário europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, congratula-se com os resultados da Cimeira Social do Porto, e promete avançar até ao fim do ano novas propostas legislativas na área da segurança no trabalho, direitos dos trabalhadores das plataformas digitais e economia social.

Foto
Yves Herman

Depois da assinatura do Compromisso e da Declaração do Porto relativa aos direitos sociais, o que é que muda?
Até agora não era muito fácil falar sobre direitos sociais, era algo que ficava sempre um pouco à parte nas nossas discussões. A partir de agora, a dimensão social terá de ser integrada em todas as outras políticas. Por isso, penso que foi tão importante o que fizemos aqui no Porto. Com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais como ponto de partida, teremos a vertente social integrada nas nossas políticas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários