Pandemia fez disparar o risco económico e o nacionalismo a nível global

Depois de algum alívio nas tensões geopolíticas numa primeira resposta à pandemia, a estabilidade política é novamente ameaçada. O aumento do risco económico ainda poderá agravar a situação. Portugal integra a lista de países com risco económico mais elevado na União Europeia.

Foto
O pós-pandemia é uma incógnita em termos de riscos Hannibal Hanschke

Nunca o risco económico aumentou tanto de um ano para o outro ― e em todas as regiões do mundo ― como agora. A conclusão é apresentada no novo mapa de risco político elaborado todos os anos pela Marsh, empresa líder em gestão de riscos e corretagem de seguros. O relatório nota que a pandemia impulsionou as despesas deficitárias, aumentando os riscos de crédito nas economias mais frágeis. Em Portugal, apesar do agravamento nos riscos económico-financeiros (iguais a Espanha e piores do que a esmagadora maioria dos países da União Europeia), os riscos político-sociais estão estáveis. Mas não é garantido que se mantenham.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar