Maior e mais abrangente do que nunca, a Bienal de Gaia está de volta para agitar consciências

A Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Gaia instala-se novamente na Quinta da Fiação, em Lever, até 10 de Julho. Numa edição ligada às causas, o objectivo é “acordar mentalidades” e deixar uma mensagem, preterindo o “bonitinho” em prol da dura representação da realidade.

cultura,arte-contemporanea,exposicao,vila-nova-gaia,artes,pintura,
Fotogaleria
cultura,arte-contemporanea,exposicao,vila-nova-gaia,artes,pintura,
Fotogaleria

Um lençol branco, inscrito com caras disformes e nomes por atribuir, estende-se por cerca de três metros, no meio de uma exposição da Bienal de Gaia. Não existe um caixão, mas a terra espalhada pelos limites do lençol indica, claramente, um funeral. Aqui, homenageia-se a vida dos “Henriques” e das “Celestes” que a covid-19 ceifou, sem aviso prévio, e cujas existências foram transformadas em apenas mais um número para estatísticas diárias. No topo um pequeno espaço em branco, ainda por pintar, que revela uma história longe do seu fim.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar