Agressividade de Zverev atirou Nadal para fora de casa

O espanhol vai chegar a Roma sem qualquer título Masters 1000 em terra batida.

Foto
Rafael Nadal era o primeiro cabeça-de-série Reuters/SERGIO PEREZ

Pela primeira vez na longa carreira recheada de triunfos, em especial na terra batida, Rafael Nadal disputou os torneios de Monte Carlo e Madrid sem conseguir alcançar as meias-finais em nenhum deles. A derrota frente a Alexander Zverev, nos quartos-de-final do Masters 1000 espanhol, vai permitir a Daniil Medvedev ascender ao segundo lugar do ranking na próxima semana, o que significa que, se a hierarquia se mantiver até ao sorteio de Roland Garros, Nadal poderá ficar com Novak Djokovic na mesma metade do quadro principal do Grand Slam francês. Já Zverev aproveitou a altitude da capital espanhola, que possibilita que a bola fique mais rápida, para impor o seu ténis de ataque.

Para Zverev, esta terceira vitória consecutiva sobre o espanhol — sem  perder qualquer set — foi uma das melhores da carreira: 6-4, 6-4, em terra batida e ao ar livre. “É a coisa mais difícil de fazer neste desporto. Vencê-lo na sua casa, em Espanha, é incrível, mas o torneio não acabou”, afirmou o número cinco do ranking.

Zverev esteve muito agressivo e consistente durante o duelo de uma 1h44m, mas o sexto jogo do set inicial revelou-se chave. “Tinha o encontro sob controlo no início, mas, quando servi a 4-2, foi um desastre”, admitiu Nadal que, pela terceira vez desde 2005, vai chegar ao Masters 1000 de Roma sem conquistar o título dessa categoria em terra batida.

Já Zverev entrou para o restrito lote de três tenistas a conseguir derrotar o Big 3 nos seus pisos preferidos (Nadal em terra batida, Federer em relva e Djokovic em hardcourts), juntando-se a Andy Murray e Dominic Thiem. E é precisamente com Thiem que o alemão vai discutir um lugar na final de Madrid, numa reedição do derradeiro encontro de 2018, em que derrotou o austríaco. Zverev venceu oito dos 10 confrontos com Thiem, mas perdeu o último, a famosa final do US Open, em Setembro passado, decidida no tie-break do quinto set.

O número quatro do ranking pôs fim à excelente semana de John Isner (39.º), ao sobreviver a 18 ases durante quase duas horas, para ganhar, por 3-6, 6-3 e 6-4. “Tive que encontrar uma boa posição para responder ao serviço. Felizmente que aqui, em Madrid, há muito espaço. Penso que o usei todo”, afirmou Thiem.

A outra meia-final será discutida entre Matteo Berrettini (10.º) e Casper Ruud (22.º).

Sugerir correcção
Comentar