Nasceu uma maternidade no Senegal inspirada por Josef e Anni Albers

Fundação Albers apresenta a 10 de Maio a maternidade e a clínica pediátrica que construiu no Hospital de Tambacounda, perto da fronteira com o Mali. Os dois artistas alemães andam por ali: nas formas, nos padrões, nos materiais, na atenção dada às pessoas. O projecto é do arquitecto Manuel Herz.

Foto
O novo edifício desenhado por Manuel Herz e pela sua equipa em colaboração com o staff do hospital serpenteia entre os que já existiam e as árvores Cortesia Manuel Herz Arquitectos

Josef Albers gostava de tijolos. Gostava, aliás, de explorar as potencialidades de todos os materiais, incluindo os mais tradicionais, desafiando-se a encontrar-lhes novos usos, novas formas. A sua mulher, Anni, também ela artista, não lhe ficava atrás nesse desejo de criar incorporando as técnicas e o saber fazer ancestrais, inspirada na produção popular. Para o comprovar basta ver, por exemplo, os projectos de arquitectura a que Josef associou elementos em tijolo ou as magníficas tapeçarias de Anni que evocam a ligação duradoura deste casal de modernistas ao México.