Nasceu uma maternidade no Senegal inspirada por Josef e Anni Albers

Fundação Albers apresenta a 10 de Maio a maternidade e a clínica pediátrica que construiu no Hospital de Tambacounda, perto da fronteira com o Mali. Os dois artistas alemães andam por ali: nas formas, nos padrões, nos materiais, na atenção dada às pessoas. O projecto é do arquitecto Manuel Herz.

Foto
O novo edifício desenhado por Manuel Herz e pela sua equipa em colaboração com o staff do hospital serpenteia entre os que já existiam e as árvores Cortesia Manuel Herz Arquitectos

Josef Albers gostava de tijolos. Gostava, aliás, de explorar as potencialidades de todos os materiais, incluindo os mais tradicionais, desafiando-se a encontrar-lhes novos usos, novas formas. A sua mulher, Anni, também ela artista, não lhe ficava atrás nesse desejo de criar incorporando as técnicas e o saber fazer ancestrais, inspirada na produção popular. Para o comprovar basta ver, por exemplo, os projectos de arquitectura a que Josef associou elementos em tijolo ou as magníficas tapeçarias de Anni que evocam a ligação duradoura deste casal de modernistas ao México.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários