Temperaturas podem descer dez graus na próxima semana – com neve na serra da Estrela

Chuva, vento e descida das temperaturas vão sentir-se em Portugal continental a partir de domingo como consequência de uma tempestade nas ilhas Britânicas.

Foto
Paulo Pimenta

Até sábado, as temperaturas vão manter-se estáveis e dentro dos valores habituais para esta altura do ano, mas no domingo o território de Portugal continental vai sentir os efeitos de uma tempestade que vai passar pelas ilhas Britânicas. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma “descida acentuada da temperatura máxima”, em especial nas regiões do interior. Nesta região, as temperaturas poderão descer oito, nove e dez graus. Na Guarda, por exemplo, para sábado está prevista uma temperatura máxima de 20ºC e para domingo o IPMA prevê 11ºC. 

No Alentejo, as temperaturas vão estar próximas dos 30ºC. Portalegre vai chegar aos 30ºC no sábado e no domingo prevê-se 19ºC de máxima. 

A descida significativa da temperatura deve-se a uma depressão que vai passar nas ilhas Britânicas e vai trazer uma massa de ar frio e vento ao território continental. Domingo e segunda-feira serão dias de chuva e há a probabilidade de queda de neve na serra da Estrela. Na segunda-feira, as temperaturas máximas vão oscilar entre 9ºC na Guarda e 19ºC em Faro. As mínimas vão variar entre 4ºC na Guarda e 13ºC em Faro. 

Os efeitos desta tempestade devem sentir-se até meio da próxima semana. Depois, segundo o IPMA, prevê-se a subida da temperatura. 

Sugerir correcção
Comentar