Dona do JN e DN já não vai avançar com plano de apoio à retoma

Em Outubro de 2020 a empresa despediu 81 funcionários, entre eles 17 jornalistas

Foto
Empresa dona do JN e DN já não vai avançar com plano de apoio à retoma JOSE SARMENTO MATOS

A Global Media já não vai avançar com o plano de apoio à retoma progressiva, anunciado em Abril, disse à Lusa a directora de comunicação do grupo Bel, empresa que é accionista da dona do DN, JN, TSF entre outros.

“Foi uma decisão da administração e prende-se com resultados melhores do que aqueles que eram esperados”, adiantou Helena Ferro Gouveia.

A decisão foi anunciada hoje, ao final da manhã, às redacções dos vários títulos do grupo Global Media.

A mesma responsável garantiu à Lusa que as reuniões pedidas pelo Sindicato dos Jornalistas e pelos delegados sindicais à Global Media são reuniões “que vão acontecer”.

Em 21 de Abril, os directores dos títulos da Global Media tinham anunciado às redacções de que o grupo iria avançar na segunda semana deste mês ao apoio à retoma progressiva, o que iria implicar cortes nos salários a partir de 2.000 euros brutos e a uma redução de 30% do horário de trabalho.

Esta semana, o Sindicato dos Jornalistas denunciou que a Global Media não está a cumprir com pagamentos a alguns trabalhadores alvo de despedimento colectivo.

Em 4 de Maio, o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, afirmou que acompanhava “com preocupação” a questão dos jornalistas e jornais da Global Media, mas sublinhou tratar-se de um grupo de media privado.

No final de Abril, o Bloco de Esquerda (BE) pediu uma audição, com carácter urgente, do Sindicato dos Jornalistas e do empresário Marco Galinha, presidente da Global Media, devido à situação “de degradação laboral” vivida no grupo.

Em Outubro passado, a Global Media tinha anunciado um despedimento colectivo de 81 trabalhadores, 17 dos quais jornalistas, o que sucedeu após ter entrado em “lay-off” em Abril de 2020.

Actualmente, a Global Media é detida em 29,75% pelas Páginas Civilizadas (grupo Bel), de Marco Galinha, com a KNJ Global Holdings Limited com 35,25%, José Pedro Carvalho Reis Soeiro (24,5%) e Grandes Notícias (10,5%).

A Global Media detém 23,36% da Lusa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários