“A prioridade para a recuperação da crise continua a ser vacinar”

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, diz que, em poucos meses, os 27 foram capazes de tomar uma “decisão fundamental” para a recuperação da crise, com a criação do fundo de 750 mil milhões de euros. “Agora o importante é executar”, considera, anunciando que as primeiras decisões sobre os planos nacionais de recuperação e resiliência deverão ser anunciadas em Junho ou Julho.

Foto
Daniel Rocha

O lema da presidência portuguesa do Conselho da UE é “tempo de agir”. Pensa que pode, de alguma maneira, ser entendida como uma crítica à lentidão da UE, por exemplo em fazer chegar o pacote de recuperação da crise ao terreno?
Penso o contrário: desta vez, na resposta à crise pandémica, a UE não foi demasiado lenta. Estou muito orgulhoso por termos trabalhado muito bem, foi uma demonstração da cooperação leal entre as instituições e todos os Estados- membros em conjunto. Em poucos meses, tomámos uma decisão fundamental. Agora o que é importante — e é também uma prioridade da presidência portuguesa que eu apoio a 100% — é executar tudo aquilo que decidimos, porque, se este pacote de 1,8 biliões de euros for apenas teórico, não terá qualquer utilidade. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar