França e Reino Unido mobilizaram navios-patrulha para responder à disputa pesqueira em Jersey

Tensão cresce na região devido a divergências na implementação das regras de permissão de acesso dos pescadores franceses às águas territoriais da ilha, dependente da Coroa britânica.

Foto
Barcos de pesca franceses aguardam junto ao porto de St. Helier, em Jersey MARC LE CORNU/Reuters

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da tensão no Canal da Mancha. Em causa está uma disputa sobre o acesso dos barcos de pesca franceses às águas territoriais de Jersey, localizada junto à costa da Normandia e dependente da Coroa britânica.

Para além do HMS Severn e do HMS Tamar (ambos da Marinha britânica) e dos navios-patrulha de França, dezenas de barcos pesqueiros franceses atracaram perto do porto de St. Helier, exigindo a Jersey o levantamento das novas regras, impostas na semana passada, no âmbito do novo acordo de parceria económica entre o Reino Unido e a União Europeia

No final de um longo dia de negociações, os navios britânicos regressaram ao Reino Unido, e os barcos franceses também desmobilizaram. O responsável pelas questões diplomáticas da ilha, Ian Gorst, revelou que as negociações foram “positivas”, mas o porta-voz dos pescadores da região da Normandia, Hugo Lehuby, deu a entender que não houve grandes avanços, ao confessar que teme um “longo impasse”.

Segundo os pescadores franceses, o Governo de Jersey fez exigências “adicionais e sem aviso”, que vão para além das que estão previstas no tratado pós-“Brexit” – sendo a principal a obrigatoriedade de apresentação de um histórico sobre as actividades piscatórias da embarcações francesas nas sua águas.

O número de licenças de pesca emitidas por Jersey foi, por isso, bastante reduzido, motivando duras críticas de Paris e até uma ameaça de suspender o fornecimento de energia eléctrica à ilha.

As autoridades francesas dizem que as “novas medidas técnicas” impostas por Jersey não foram comunicadas à UE e que, por isso, são “nulas e inválidas”.

O Governo britânico diz-se, no entanto, totalmente solidário com a tomada de posição do Governo de Jersey, sublinhando que tem autonomia para decidir sobre as condições de acesso às suas águas, nos termos do acordo de parceria. 

A Comissão Europeia pediu “calma” a todos os intervenientes e reiterou confiança nas negociações em curso com o Reino Unido.

Nos termos do acordo de parceria que regula as relações comerciais e políticas entre Reino Unido e UE, houve um compromisso de divisão de quotas de pesca, com Bruxelas a concordar com um corte de 25% à quota de pesca em águas britânicas (a UE queria manter o limite actual, Londres queria um corte de 60%). 

Foi ainda definido um período de transição até 2026 e renegociações anuais para fixar os totais admissíveis de capturas depois desse prazo. Existe ainda a possibilidade de a União Europeia levar a cabo medidas de retaliação, incluindo impor taxas ao peixe exportado pelo Reino Unido, caso este deixe de permitir o acesso previsto às suas águas.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários