Se quiser tomar vacinas fora das idades recomendadas, deverá assinar consentimento informado

Segundas doses da AstraZeneca já começaram a ser administradas. Os menores de 60 anos ou aceitam tomar a segunda dose da AstraZeneca ou ficam a aguardar os resultados de estudos que devem ser conhecidos dentro de “dias ou semanas”.

Foto
Ricardo Lopes

Para evitar o desperdício de doses das vacinas da AstraZeneca e da Janssen (do grupo Johnson & Johnson), o coordenador da task force responsável pela vacinação contra a covid-19 propôs a criação de uma excepção. Estas vacinas estão recomendadas em Portugal para pessoas acima dos 60 e dos 50 anos, respectivamente. Mas vai ser possível que os cidadãos abaixo destas idades sejam imunizados com as vacinas da Janssen e da AstraZeneca, desde que dêem o seu consentimento informado, o que será feito através de “um documento assinado”, explicou ao PÚBLICO uma fonte da task force.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar