Lições de Isabel Ayuso à direita de Portugal

Em Madrid, o combate feroz ao Vox teve o condão de reunir as diferentes sensibilidades da direita (e levou à extinção do Cidadãos). Por cá, a tolerância à extrema-direita é um risco que deixará o centro e a direita moderada suspeitosos.

A surpreendente vitória de Isabel Ayuso nas eleições de Madrid desta terça-feira deixou a direita portuguesa meio esperançosa por uma vaga de fundo de proporções ibéricas, meio desencantada por perceber que os partidos que a representam estão longe da vibração e do dinamismo do Partido Popular espanhol. Ainda a quente, o jornalista Nuno Ribeiro quis saber dos reflexos em Portugal do terramoto provocado pela direita espanhola e concluiu que não se podem comparar realidades políticas, partidárias, sociológicas e culturais tão distintas. Mas, para lá das diferenças, há duas vertentes da acção política de Isabel Ayuso que convém transportar para a política nacional: o seu programa e a sua estratégia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 41 comentários