O marketing ainda é o futuro

Foi uma das áreas de estudo com mais procura no início dos anos dois mil e, poucos anos depois, muitos decretavam o seu declínio. O mundo digital trouxe-lhe nova alma e tornou-se agora mais importante do que nunca… e em quase todas as profissões.

Foto
unspalsh

Tal como muitas carreiras, ao longo dos anos o marketing e os marketeers atravessaram ondas de popularidade e descrédito. Com o novo mundo digital e também com um reforçado mercado global, que nos traz novas marcas e ofertas diariamente, os marketeers voltaram aos centros de decisão das empresas - agora com poderes reforçados. Vamos conhecer as origens e os inovadores métodos de ensino, onde o IPAM se destaca.

O marketing como um mindset

O grande erro ao decretar a morte prematura do marketing e das profissões a ele relacionadas foi não perceber a sua origem. O marketing, no fundo, é a teoria relativa a todo o comportamento do consumidor - o que reflectem as marcas, o que influencia os processos de compra e como se leva o consumidor a comprar. A psicologia do processo de compra é uma ciência que será sempre indispensável e em evolução: quanto mais se aprende, mais eficaz é a comunicação.

O recente marketing digital - tal como o próprio nome indica - reflecte isso mesmo. É a teoria de marketing aplicada às suas tecnologias mais recentes. O marketing nunca será o mesmo, porque as plataformas onde é aplicado evoluem. Mas a teoria sempre foi relevante - agora finalmente reconhecida.

A importância da marca num mercado global

Num mercado global, com cada vez mais oferta e mais oportunidades para todos, a marca tornou-se novamente num elemento central de cada empresa porque é ela que reflecte os seus valores e fideliza consumidores. E daí a importância da formação em Marketing em profissionais de qualquer área, sendo uma escolha perfeita para elevar a carreira profissional.

Porque a marca é tudo. A imagem é muito relevante e a comunicação escrita igualmente. Mas todas as acções de qualquer profissional da empresa têm implicações directas naquilo que é a percepção de marca da mesma, seja interna ou externamente. Esse conhecimento de como a marca é influenciada torna-se fundamental em qualquer área: não conseguimos contribuir para o crescimento de uma empresa se não entendermos como as nossas acções a ajudam ou afectam. 

Escolas como o IPAM oferecem Programas Executivos de Marketing, muitas vezes vocacionados para funções ou áreas específicas. Estes programas estão em constante actualização e têm uma vertente prática totalmente direccionada para o mercado. Sendo a sua duração mais curta que, por exemplo, um mestrado, adaptam-se a quem procura adquirir conhecimentos para aplicar no imediato.

Os novos modelos de ensino

Com o cenário pandémico que atravessamos a realidade do ensino alterou-se completo… e não só a dos alunos mais novos. As instituições do ensino superior foram obrigadas a adaptar-se totalmente a um mundo exclusivamente digital, sendo agora o objectivo manter o melhor que se aprendeu durante esse período. E o que é o melhor? Modelos de ensino que se adaptem a qualquer aluno, até os com agendas mais complicadas. Para perceber as vantagens e como funcionam estes novos modelos, tomemos como exemplo o do IPAM - a mais antiga escola de Marketing em Portugal, líder de mercado nesse sector e com experiência a lançar diversos líderes (como Susana Coerver, CEO da FUEL, ou Carla Bento Santos, Directora de Corporate Marketing do Banco Santander).

O novo modelo de ensino do IPAM chama-se Experiental Learning Hyflex. Este é um modelo que aposta na experiência de ensino flexível e na possibilidade dos estudantes acederem a módulos de estudo onde estiverem e quando quiserem. Ou seja, um modelo que se baseia na autonomia do estudante, utilizando tanto a sala de aula física como plataformas virtuais - uma nova abordagem ao ensino, mais global e customizada.

Além deste novo modelo, o IPAM conta ainda com formação executiva num modelo totalmente online. Um modelo em que os alunos são desafiados a realizarem projectos em parceria com empresas, participam em concursos e marketing, assistem a aulas e a cases apresentados por profissionais da áreas, num regime online. Este é o modelo ideal para quem quer estudar à distância, mas garantir um ensino rigoroso e de qualidade, como é característico do IPAM. 

O IPAM, como referência na área, apresenta assim um Marketing que marca: tanto o mercado, com profissionais reconhecidos em todas as áreas, como o estudante, com autonomia para desenhar o seu próprio caminho curricular. Um ensino que é mais do que isso - um verdadeiro acelerador de carreiras.Advertisement

Sugerir correcção
Comentar